Letramentos Acadêmico-Científicos:

diário reflexivo no Curso de Ciências Biológicas.

  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adelita Maria Linzmeier Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bárbara Grace Tobaldini de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Letramentos Acadêmico-Científicos, Gêneros Discursivos, Diário Reflexivo, Ciências Biológicas

Resumo

Este estudo tem como delimitação temática o relato acerca de uma proposta de Percurso Formativo – PFor, vivenciada em 2022-2023 e dirigida à formação continuada de docentes da área de Ciências Biológicas, mediada por professores de Letras de duas instituições públicas e gratuitas, situadas no Estado do Paraná - Instituto Federal  do Paraná (IFPR), Campus Londrina, e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza -, como uma das ações do Projeto Interinstitucional Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA, vinculado ao Grupo de Estudos Linguagem e Educação (LED/UEL/CNPq). Trata-se de uma reflexão acerca de um PFor, como uma abordagem didático-pedagógica, a qual possibilita materializar o trabalho com letramentos acadêmico-científicos, por meio da atuação dos integrantes do LILA, considerando os variados contextos das duas culturas disciplinares envolvidas no processo: Letras e Ciências Biológicas. A questão que orienta a investigação indaga em que medida o PFor contribui para os letramentos acadêmico-científicos na universidade, a partir do trabalho colaborativo entre diferentes áreas disciplinares. Entende-se, como hipótese inicial, que o estudo possibilita delinear e compreender a natureza constitutiva do gênero discursivo (Bakhtin, 2016 [1979]), em específico do diário reflexivo, um dos objetos de análise escolhido para exame, produzindo descritores avaliativos que orientem a produção desses textos-enunciados em aulas de Estágio Curricular Supervisionado da área de licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo, com efeito, propõe-se a analisar o construto teórico da literatura especializada em letramentos para as práticas sociais (Lea; Street, 2006; Motta-Roth, 2013) e em eventos de letramentos  (Street, 2012) decorrentes de diferentes culturas disciplinares, produzindo, ao longo da formação, rubricas ou descritores avaliativos, entendidos como uma escala de critérios apropriados à avaliação de gêneros discursivos e que podem ajudar a aproximar as expectativas de docentes e discentes em relação a tarefas de produção e compreensão escritas. A reflexão sobre experiências oriundas de PFors justifica-se, uma vez que as ações didáticas em prol dos letramentos acadêmico-científicos, no LILA, oportunizam o estudo acerca de como o trabalho com a leitura e a escrita são realizados atualmente na universidade e sobre a aproximação ou o distanciamento das práticas pedagógicas com as perspectivas de letramentos propostas pelos pesquisadores e estudiosos desse âmbito do saber na contemporaneidade.

Publicado
03-03-2024