DESAFIOS DA DOCÊNCIA ASSISTIDA:

O TEMA ENERGIA EM AULAS DE CIÊNCIAS

  • Caroline freitas dos Santos Oliveira UFFS
  • Tailur Mousquer Martins escola estadual padre traezel
  • Rosemar ayres dos Santos
Palavras-chave: Docência Assistida, Programa Residência Pedagógica, Divulgação da Ciência

Resumo

Este relato consiste em uma sequência de práticas educativas que contemplam o tema energia, vivenciada através da Docência assistida (que corresponde ao estágio supervisionado) no ensino de Ciências, no ensino fundamental, com 2 turmas dos oitavos anos de uma escola localizada no noroeste do Rio grande do Sul, através do Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Ele tem o intuito de promover uma formação conjunta (residentes, preceptores e docentes orientadores) e estreitar a relação entre universidade e escola, através de estágios supervisionados orientados, por meio da inclusão de bolsistas residentes nas escolas (SANTOS, HERMEL, SANTOS, 2019, p. 23). A docência assistida oportuniza ao residente a inserção em sala de aula, assim como vivências no âmbito escolar, desafiando-o a emergir na realidade das escolas de educação básica da atualidade, daí a importância de fortalecer os vínculos entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas (CORÁ; LEITÃO, 2019).Neste contexto que desenvolvemos a proposta didática com o termo “Energia”, que buscou ir além das definições que o livro didático disponibiliza, pois, ainda não se chegou a um conceito próprio e definido, pois possui características universais e transdisciplinar, que abrange diversas áreas do conhecimento, tais como Biologia, Química e Física (HANSEN et al., 2020), assim problematizamos desde as transformações de energia e seus conceitos até o consumo desenfreado de recursos desencadeiam diversos impactos ambientais como poluentes, a exemplo da queima de combustíveis que aceleram a liberação de gases que aumentam o efeito .

Biografia do Autor

Tailur Mousquer Martins, escola estadual padre traezel

: Este relato trata de uma experiência no estágio de docência (docência assistida),provinda do Programa Residência Pedagógica que possibilitou a inserção do licenciando em Química imergir na realidade escolar, entrar em sala de aula e a partir das orientações do Professor regente que orientou sobre quais conteúdos deveriam ser trabalhados durante o período de dois meses com os alunos dos 8ºos  anos do Ensino Fundamental de uma escola localizada no município Cerro Largo- RS.  Os alunos foram desafiados a participar de uma sequência didática que originou uma exposição de trabalhos em uma feira de ciência a modo de sistematizar seus conhecimentos adquiridos em aula. Os desafios da Docência assistida foram muitos, mas resultou em uma experiência gratificante, pois os alunos demonstraram que absorveram e se apropriaram do conhecimento compartilhado em sala de aula, pois apresentaram maquetes diversificadas e criativas, e utilizaram muitos conceitos trabalhados em aula.

Rosemar ayres dos Santos

Este relato trata de uma experiência no estágio de docência (docência assistida),provinda do Programa Residência Pedagógica que possibilitou a inserção do licenciando em Química imergir na realidade escolar, entrar em sala de aula e a partir das orientações do Professor regente que orientou sobre quais conteúdos deveriam ser trabalhados durante o período de dois meses com os alunos dos 8ºos  anos do Ensino Fundamental de uma escola localizada no município Cerro Largo- RS.  Os alunos foram desafiados a participar de uma sequência didática que originou uma exposição de trabalhos em uma feira de ciência a modo de sistematizar seus conhecimentos adquiridos em aula. Os desafios da Docência assistida foram muitos, mas resultou em uma experiência gratificante, pois os alunos demonstraram que absorveram e se apropriaram do conhecimento compartilhado em sala de aula, pois apresentaram maquetes diversificadas e criativas, e utilizaram muitos conceitos trabalhados em aula.

Publicado
03-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência