DESAFIOS DA DOCÊNCIA ASSISTIDA:
O TEMA ENERGIA EM AULAS DE CIÊNCIAS
Resumo
Este relato consiste em uma sequência de práticas educativas que contemplam o tema energia, vivenciada através da Docência assistida (que corresponde ao estágio supervisionado) no ensino de Ciências, no ensino fundamental, com 2 turmas dos oitavos anos de uma escola localizada no noroeste do Rio grande do Sul, através do Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Ele tem o intuito de promover uma formação conjunta (residentes, preceptores e docentes orientadores) e estreitar a relação entre universidade e escola, através de estágios supervisionados orientados, por meio da inclusão de bolsistas residentes nas escolas (SANTOS, HERMEL, SANTOS, 2019, p. 23). A docência assistida oportuniza ao residente a inserção em sala de aula, assim como vivências no âmbito escolar, desafiando-o a emergir na realidade das escolas de educação básica da atualidade, daí a importância de fortalecer os vínculos entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas (CORÁ; LEITÃO, 2019).Neste contexto que desenvolvemos a proposta didática com o termo “Energia”, que buscou ir além das definições que o livro didático disponibiliza, pois, ainda não se chegou a um conceito próprio e definido, pois possui características universais e transdisciplinar, que abrange diversas áreas do conhecimento, tais como Biologia, Química e Física (HANSEN et al., 2020), assim problematizamos desde as transformações de energia e seus conceitos até o consumo desenfreado de recursos desencadeiam diversos impactos ambientais como poluentes, a exemplo da queima de combustíveis que aceleram a liberação de gases que aumentam o efeito .