PROJETO DE RESIDÊNCIA NO CURSO LICENCIATURA INTERDICIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS

  • genielle gracheki uffs
  • Ana Cristina Hammel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jaqueline S. Gracheki Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Paula Borba Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Claudia Borba Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Soniamar de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de Residência Pedagógica (PRP) que tem sido realizado no curso Interdisciplinar: Licenciatura em Educação do Campo Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus de Laranjeiras do Sul – Paraná. Com intuito em direcionar o residente a “exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional” conforme consta no edital nº 24/2022/SICAPES. neste sentido, o foco das atividades desenvolvidas está voltado à autonomia dos licenciandos, promovendo o conhecimento e a análise da realidade escolar, fazendo essa troca de experiencia e conhecimento acadêmico adquirido, para com o espaço da prática educativa e de formação. Proporcionam assim, uma perspectividade e aprendizado entre a realidade e oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter, inovador contribuinte e interdisciplinar, com metodologias para a realidade dos estudantes.Vale destacar que as atividades do PRP são realizadas em uma escola Itinerante vinda da luta e resistência, na qual coletivamente foi construída por trabalhadores e trabalhadoras do acampamento, localizado no município de Rio Bonito do Iguaçu – PR. Essas atividades desenvolvidas pelos residentes são desenvolvidas por bolsistas do programa. Com estudantes da escola do ensino fundamental e médio, com intuito em contribuir no desenvolvimento e aprendizagem de todos os estudantes, aprendendo e participando, valorizando, desse modo, a realidade e resgatando metodologias com suas origens e vínculos com os movimentos e resgate de sua história, juntamente com o (MST) Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que constituem sua luta pela terra e melhoria de vida para sua família, para isso a escola Itinerante Herdeiros do Saber surgiu. Nesse contexto, o trabalho tem sido direcionado, em colaborar e contribuir para os estudantes com oficinas, artes, atividades com os núcleos setoriais. Ao todo são 8 bolsistas do programa, esses estão, no momento, divididos. Aqui proporcionamos relatar sobre a contribuição do projeto para escola e experiências dos sujeitos vinculados ao projeto.

 

Publicado
19-02-2024