PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: UM OLHAR PARA ATURMA DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esse trabalho é uma análise feita sobre a primeira aula que foi ministrada por mim e por um colega, ambos alunos bolsistas do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo no Rio Grande do Sul, aula ministrada em uma escola municipal agrícola localizada na cidade de Cerro largo. A aula foi desenvolvida para alunos do sétimo ano A e sétimo ano B do ensino fundamental sobre Maremotos e Tsunamis, onde foi utilizado o uso dos slides para a demonstração e vídeos para melhor visualização dos alunos.
A aula refere-se a maremotos e tsunamis e a relação dos terremotos, vulcões e tsunamis com as placas litosféricas. A aula foi elaborada por alunos bolsistas do programa PIBID e com o auxílio da professora supervisora do núcleo da escola, onde foi usado o livro didático do sétimo ano do ensino fundamental junto com pesquisas na internet sobre o assunto. O objetivo da aula era demonstrar aos alunos a divisão das placas tectônicas, os efeitos que são causados pelos terremotos, a demonstração da escala Richter, um vídeo sobre como os tsunamis são formados para melhor aprendizagem, algumas curiosidades sobre o vulcão da Pompeia, observarmos também o que eles sabiam sobre o assunto e no final como atividade para fixação elaboramos um caça palavras.
Como bolsista do programa, estou no núcleo dessa escola com o objetivo de desenvolver a formação inicial, que é o objetivo do programa PIBID onde me desloco dois dias da semana para a escola para desenvolver essas atividades, com a aplicação de práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental e orientação, juntamente a supervisora da escola temos uma melhor aprendizagem e noção de como uma escola funciona na realidade.
A cada dia que vou a escola relato no diário de bordo sobre a vivencia daquele dia, o que aprendi e o que ensinei e isso me auxilia na minha iniciação a docência e me mostrando o que precisa ser melhorado para minha formação, corroborando com Dalla Zen e Xavier (2011, p.13) ao afirmar que: “aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes, escolhendo procedimentos. Ensina-se pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada”.