Desigualdade social em sala de aula: Bairro operário não tem luz, de Arnaldo Santos

  • Taynara Severo Mendes Universidade Federal Da Fronteira Sul
  • Marília de Moura Machado
  • Veridiana Oliva Martins Gottems
  • Demétrio Alves Paz

Resumo

A leitura e a escrita são práticas fundamentais para a interação da pessoa no meio social, permitindo compreender o mundo em que vive e atuar como protagonista de sua história. A escola, então, exerce um papel essencial nesse processo, pois é no contexto escolar que se desenvolve a verdadeira compreensão do ato de ler. Sendo assim, caberia à escola proporcionar o gosto pela leitura através de meios didáticos, promovendo ao aluno grandes oportunidades para ampliar seus conhecimentos, de modo a formar sujeitos mais críticos e reflexivos.

Levando isso em consideração, o presente trabalho apresenta uma prática desenvolvida pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Letras Português-Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A prática foi em uma escola de Ensino Básico no município de Cerro Largo – RS, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental com o conto Bairro operário não tem luz, do escritor angolano Arnaldo Santos.

Publicado
19-02-2024