O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS E A LITERATURA NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

PRODUCÃO E DESAFIOS

  • Emily do Socorro Aquino Nascimento Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA
  • Débora de Souza Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Josecley de Paula Alves Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Thaís Fernandes de Amorim Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: GÊNEROS TEXTUAIS, LITERATURA

Resumo

 

Este trabalho é fruto de uma ação desenvolvida pelo projeto Residência Pedagógica da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em parceria com as Escolas Estaduais de Belém/Pará. A pesquisa versa sobre um relato de experiência que vivenciamos em uma turma de ouvintes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata, com a aplicação da crônica "A bola" do escritor Luis Fernando Veríssimo. Como objetivos específicos iremos apontar as inferências pedagógicas e visuais dentro do gênero literário crônica, propor uma roda literária com os alunos a partir do uso dos gêneros textuais com os alunos/ as e desenvolver um trabalho literário a partir das produções desenvolvidas pelos alunos/as.  A partir desse pressuposto, colocando o aluno em contato com o gênero textual crônica, que os leva em consideração as contribuições teóricas que justificam as concepções da linguagem no processo de ensino e aprendizagem deste aluno. Assim como, as orientações que o uso desses gêneros textuais pelos professores, em que reflete nos desenvolvimentos desses alunos.Este tema nos permite que possam ser realizadas várias discussões sobre em que consiste um texto literário, com a contribuição de diversos autores que apresentam suas contribuições sobre o que levar ser o texto literário e os gêneros textuais, cada um com suas diversas áreas de conhecimento, que circulam em diferentes meios e espaços ao longo do tempo. A partir das observações podemos inferir que as estratégias adotadas para proposta de aula sobre o gênero crônica com uso da visualidade proporcionou uma dinâmica de aula diferenciada que despertou nos alunos o interesse e participação. Por meio de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa.Como aporte teórico os autores, Antônio Candido (1983), Carvalho (2016), Lima (2016), Mendonça (2010), Prodanov e Freitas (2013), Severino (2007) e entre outros.

Publicado
19-02-2024