HORTA MEDICINAL NA ESCOLA

CONHECIMENTO POPULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Catarina Soares Caetano Prestes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • EVANDRO EDILSON ARRUDA Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tailur Mousquer Martins Prof. da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Hollembach
  • Rosangela Inês Matos Uhmann UFFS-Coordenadora PIBID/CAPES
Palavras-chave: PLANTAS MEDICINAIS;PIBID;, HORTA;, PRATICA EXPERIMENTAL;

Resumo

O convívio no ensino escolar por meio da inserção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) reforça a importância da formação como futuros professores, ter o conhecimento da realidade dos alunos em contexto escolar incentivando a melhorar as práticas e as formas que na qual iremos aplicá-las, e também se considera a ideia de que “o programa incentiva e instrumentaliza para a superação dos problemas históricos existentes na educação brasileira, o que no futuro pode contribuir para elevação da qualidade das escolas da rede pública”(SILVA; GONÇALVES; PANIAGUA, 2017, p.8).

O propósito deste trabalho visa a criação de uma horta medicinal desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência (PIBID) acompanhado pelo professor e alunos, vem ao encontro do ensino de ciências para que o aluno não fique preso a uma aula conteudista, trabalhando os conceitos também por meio de uma prática experimental.

Publicado
05-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência