BIODIVERSIDADE

A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DA FAUNA BRASILEIRA NAS ESCOLAS

  • Ademilson Vieira Junior UFFS
  • Roselaure Occeus UFFS
  • Izabel Aparecida Soares UFFS
  • Vanessa Silva Retuci UFFS
  • Gilza Maria de Souza-Franco UFFS

Resumo

O reconhecimento da biodiversidade nacional como proposta de ensino, estimula a aproximação do povo brasileiro com a sua realidade e garante a preservação ambiental de seus biomas. Uma das principais razões do estudo se dá pela desvalorização das espécies do país, influência pelo consumo de culturas exteriores desde a infância, criando na sociedade um desconhecimento o assunto. O trabalho tem sua essencialidade no fato de incluir na educação básica e inicial, uma proposta de retomada desses valores, criando sensibilização, referência e admiração pela vida selvagem nacional. Esta prática motivou e ensinou os discentes, uma possibilidade de abordarem de maneira simples e didática a importância do cuidado com a natureza e valorização da biodiversidade brasileira, além de incentiva-lós a retomar e se preocupar com o assunto, que é uma realidade diária na vida dos brasileiros. Assim, percebe-se que quanto mais cedo esta temática for abordada e incentivada, não apenas, mas, principalmente nos ambientes escolares, melhor será o produto desse trabalho para toda a sociedade no futuro.

Biografia do Autor

Ademilson Vieira Junior, UFFS

Discente da UFFS - Realeza/PR, cursando a 3 fase de Licenciatura em Química. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Interdisciplinar (Biologia e Química). Integrante do Centro Acadêmica de Licenciatura em Química (CALQUI) - Realeza/PR. Monitor Voluntário em Química Geral - UFFS/Realeza. Participante do projeto Plantando Conhecimento - UFFS/Realeza-PR.

Roselaure Occeus, UFFS

Possui ensino-medio (segundo grau) pela COLLEGE JEAN BAPTISTE NICOLAS(2014) - Haiti. Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - 10 fase, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza-PR. Fala

Izabel Aparecida Soares, UFFS

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e doutorado em Agronomia, área de concentração; Melhoramento Genético, pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Foi coordenadora do curso de Ciências Biológicas (2013-2015 - UFFS).Colaboradora no projeto PIBID Institucional desde 2014. Atualmente é professor Associado D (Nível II) da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atua na pesquisa com Toxicologia -qualidade da água.

Vanessa Silva Retuci, UFFS

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1998); pós-graduada em nível de mestrado no ano de 2003 e doutorado em 2007, titulações obtidas na Universidade Estadual de Maringá no Programa de Pós-graduação em Agronomia, área de concentração Melhoramento Genético Vegetal. Atualmente, professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza - PR.

Gilza Maria de Souza-Franco, UFFS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, PR. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de riachos, invertebrados aquáticos, bioindicadores e educação ambiental.

Publicado
03-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência