A PRESENÇA DE NEGROS EM CONTOS DE SIMÕES LOPES NETO:
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Resumo
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo compartilhar reflexões suscitadas pela elaboração de uma sequência didática que propôs a leitura das obras "Contos Gauchescos" (1912) e “Lendas do Sul" (1913), de Simões Lopes Neto (1865-1916). Estas obras representam uma importante referência para a cultura do RS, explorando as façanhas heróicas do passado e a construção de uma identidade literária ao gaúcho riograndense. A realização deste plano didático é uma iniciativa vinculada ao projeto "Letras: monitoria de Literatura" (ENS-2023-0105), previsto para ser aplicado a partir do 8º ano do fundamental, sendo possível ajustar para ser implementado também no Ensino Médio.
A partir dos textos de Simões Lopes Neto, é possível identificar marcas das múltiplas influências étnicas que moldaram o sul do país. No entanto, é notável que, ao longo da história, a presença afro-gaúcha e suas contribuições tenham sido muitas vezes minimizadas ou até mesmo apagadas. Desta forma, a leitura dos contos e lendas selecionados permite que se reaviva a memória cultural e confronte-se a amnésia histórica que obscurece a contribuição dos afrodescendentes para a cultura gaúcha. Essas obras também se destacam por sua capacidade de enaltecer a riqueza da cultura regional, promovendo o resgate e a preservação da identidade gaúcha por meio da narrativa literária.
Verificamos também a relevância de ressaltar que o contexto regional de aplicabilidade de um plano como este, a partir do projeto de monitoria, na abrangência da UFFS, é em municípios de pequeno porte, próximos à fronteira com a Argentina, predominante agrícolas de pequenas propriedades familiares e com expressivas marcas da imigração de europeus e descendentes (alemães, italianos, polacos, russos, etc). Isso demonstra como um plano como este pode ser especialmente relevante para compreender e valorizar as raízes multiculturais da formação histórica e cultural do Rio Grande do Sul.