A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A SURDEZ SOB A ÓTICA DA DIFERENÇA
Resumo
Este trabalho é um recorte da tese em andamento e está sendo escrito para contribuir com o trabalho dos professores e profissionais em formação que atuam na educação de surdos. O estudo aqui apresentado se vale da nossa experiência como professora da educação básica e intérprete de Libras que, por muitos anos, vivenciamos os processos avaliativos aplicados aos surdos. Diversas vezes, em função de práticas avaliativas equivocadas, os resultados não indicavam o real desempenho desses estudantes que são público-alvo da Educação Especial. Quanto ao quadro teórico-metodológico, o trabalho é circunscrito na revisão bibliográfica da temática de estudo, quais sejam, os textos referentes à avaliação de aprendizagem, em termos gerais, e à avaliação dos alunos surdos em contexto de ensino de Línguas. A fim de buscar suporte à temática envolvida no presente estudo, trabalhos como os de Carvalho (2018), Felice (2013), Fidalgo (2004) e Scaramucci (1997, 1999) no âmbito da Linguística Aplicada; Haydt (1995), Hoffman (1996), Luckesi (2000, 2002), dentre outros diferentes teóricos que vinculam seus estudos a outras áreas; Albres (2012), Fernandes (2007), Godoi (2019) e Thoma (1999) na avaliação da aprendizagem dos surdos, fundamentam as discussões. Em se tratando do enfoque específico dessa investigação que se propõe a investigar os processos avaliativos e os mecanismos de avaliação da aprendizagem de aluno surdo no âmbito da pós-graduação, esta pesquisa é inédita. É notória a carência de trabalhos no campo dos estudos linguísticos que se proponham a investigar as avaliações aplicadas aos alunos surdos com o intuito de direcionar o trabalho docente, o que também justifica este estudo.