A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A SURDEZ SOB A ÓTICA DA DIFERENÇA

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, Surdos, Heterogeneidade da surdez

Resumo

Este trabalho é um recorte da tese em andamento e está sendo escrito para contribuir com o trabalho dos professores e profissionais em formação que atuam na educação de surdos. O estudo aqui apresentado se vale da nossa experiência como professora da educação básica e intérprete de Libras que, por muitos anos, vivenciamos os processos avaliativos aplicados aos surdos. Diversas vezes, em função de práticas avaliativas equivocadas, os resultados não indicavam o real desempenho desses estudantes que são público-alvo da Educação Especial. Quanto ao quadro teórico-metodológico, o trabalho é circunscrito na revisão bibliográfica da temática de estudo, quais sejam, os textos referentes à avaliação de aprendizagem, em termos gerais, e à avaliação dos alunos surdos em contexto de ensino de Línguas. A fim de buscar suporte à temática envolvida no presente estudo, trabalhos como os de Carvalho (2018), Felice (2013), Fidalgo (2004) e Scaramucci (1997, 1999) no âmbito da Linguística Aplicada; Haydt (1995), Hoffman (1996), Luckesi (2000, 2002), dentre outros diferentes teóricos que vinculam seus estudos a outras áreas; Albres (2012), Fernandes (2007), Godoi (2019) e Thoma (1999) na avaliação da aprendizagem dos surdos, fundamentam as discussões. Em se tratando do enfoque específico dessa investigação que se propõe a investigar os processos avaliativos e os mecanismos de avaliação da aprendizagem de aluno surdo no âmbito da pós-graduação, esta pesquisa é inédita. É notória a carência de trabalhos no campo dos estudos linguísticos que se proponham a investigar as avaliações aplicadas aos alunos surdos com o intuito de direcionar o trabalho docente, o que também justifica este estudo.

Biografia do Autor

Eliamar Godoi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Estudos Linguísticos e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Pós-Graduação em Língua de Sinais Brasileira - Libras pelo Instituto Eficaz. Especialização em Educação Especial pela Faculdade Católica de Uberlândia - SOCEUB. Graduação em Letras e em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Bacharelado em Psicologia pela Faculdade Pitágoras. Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística - ILEEL e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias - GPELET. Pesquisas na área de Libras e de escolarização de pessoas com deficiência, Linguagens, Linguística com ênfase em Libras, Língua Portuguesa e Educação Especial e a Distância. Atua nos seguintes temas: Aspectos Linguísticos da Libras, Estágio de Libras, Ensino e Metodologias do ensino de Libras e da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa para surdos e ouvintes, Educação Especial e a Distância e Linguagens.

Publicado
19-02-2024