PRODUÇÃO TEXTUAL

A RETÓRICA NA CONSTRUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

  • Alexandre Santin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosiane Moreira da Silva Swiderski

Resumo

Os Resultados da Edição Impressa, Digital e de Pessoas Privadas de Liberdade do Enem 2021 (Brasil, 2022), mostra que dos 2.267.350 candidatos, apenas 22 obtiveram nota máxima na produção do texto dissertativo-argumentativo e 95.788 zeraram. A precária proficiência na escrita é explicada pela carência de conhecimento, seja de leitura e também de eventos de escrita. Compreende-se ser de extrema importância uma formação docente que viabilize o estudo da questão e a construção de um conhecimento didático-pedagógico e teórico-metodológico de intervenção. Para tanto, o objetivo deste relato de experiência é apresentar um material didático produzido para auxiliar na construção do conhecimento acerca da argumentação e produção de texto dissertativo-argumentativo, material este produzido para a regência pedagógica em língua porguesa - vinculada ao Programa Residência Pedagógica. O trabalho fundamenta-se numa abordagem teórica da Nova Retórica e na Teoria da Argumentação e visa contribuir para estruturação de atividades com o gênero em estudo.

Publicado
19-02-2024