PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Isabela Bispo de Araujo Universidade Estadual de Maringá
  • Laísa Maria da Silva Rufino Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Educação, Formação Continuada, Ensino da Matemática

Resumo

O objetivo desse texto é apresentar a OPM/UEM, destacando um momento formativo vivenciado pelo grupo, em 2023, o qual evidencia as contribuições ao trabalho de professores da rede pública, acadêmicos, pós-graduandos e egressos de cursos voltados à educação. Percebemos no cotidiano escolar, a defasagem na formação dos professores que ensinam matemática, em especial na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental, já que na maioria das vezes prioriza-se, durante a graduação, nas disciplinas obrigatórias, a aprendizagem da língua materna. Diante disso, ampliar as oportunidades formativas torna-se uma necessidade e, a Oficina Pedagógica Matemática (OPM) desenvolvida na Universidade Estadual de Maringá configura-se como uma delas. Tendo como base os princípios da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), por meio de uma pesquisa de natureza teórica-empírica relatamos um encontro ministrado por uma professora da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do Paraná, demonstrando o trabalho realizado com os alunos do Infantil 3 em um CMEI aos participantes do grupo, caracterizando o movimento de formar-se formando que rege a OPM/UEM. O relato e as discussões apresentadas evidenciam a importância de que ao se falar em formação continuada de professores se pense em uma ação coletiva e política, que assegure aos docentes oportunidades de estudo e aprendizagem que os permitam ressignificar a atividade pedagógica, em direção ao desenvolvimento pleno de alunos e professores.

Publicado
05-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência