IMAGINAÇÃO POLÍTICA NA EDUCAÇÃO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRET DARDOT E CHRISTIAN LAVAL AO DEBATE PEDAGÓGICO A PARTIR DO PRINCÍPIO COMUM
Resumo
A escola, dentro deste campo, tem se ocupado demasiadamente com currículos acabados e pouco se debruça sobre os assuntos que são pertinentes tanto ao indivíduo como ao coletivo. Há atualmente no debate educacional diversas pesquisas demonstrando evidências dos interesses neoliberais e seus princípios de concorrência e competitividade fundamentando uma nova racionalidade pedagógica e comprometendo a educação.A ideologia neoliberal nas escolas tem levado à cristalização de um novo senso comum pedagógico, caracterizado por diversos princípios de demanda, como competitividade, produtividade e competência, deixando outros modos de ensino aprendizagem aquém de possíveis. Essa racionalidade de desempenho avança na sociedade por meio de discursos pautados no desempenho e na lógica de mercado que adentra às relações sociopolíticas e culturais e transforma a educação em um instrumento de subjetivação neoliberal. Compreender o que vem definindo a escola e as forças que influem sobre ela é indispensável para visualizar futuras possibilidades para a sociedade de um modo geral, e deste modo, contribuir para que os seres humanos sejam capazes de criar instituições/recursos que possam lhes permitir defender a vida em sua totalidade. Acima disso, pensar em como desenvolver o ensino-aprendizagem e formas de viver em sociedade, incluindo a si próprio, de forma a redirecionar o enfoque educacional, retirando-o de uma perspectiva de degradação, exploração e competição em troca de uma nova forma que visa o “‘bem comum”’ e liberdades. À vista disso, o objetivo central do presente trabalho é refletir sobre as contribuições da perspectiva do princípio político comum, propostas pelos autores Christian Laval e Pierret Dardot e verificar possíveis aproximações do conceito trazido pelos autores ao viés pedagógico.