TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS:
IDENTIFICANDO SUA OCORRÊNCIA POR MEIO DE UM EXPERIMENTO
Resumo
O ensino de Ciências no Ensino Fundamental é essencial para que os alunos entendam alguns conceitos e princípios da ciência desde cedo, além do mesmo ser interdisciplinar favorecendo o contato entre outras áreas da ciência da natureza. Dentre esses conceitos, trago como foco de discussão as transformações químicas, que permite ao aluno a compreensão sobre os processos naturais que ocorrem ao seu redor, bem como, o desenvolvimento do pensamento científico e a observação das mudanças físicas e químicas que ocorrem.
De acordo com Rosa e Schnetzler (1998), para que um sujeito conheça química é de necessidade central que ele entenda as transformações químicas. Nesta perspectiva, é ressaltada a centralidade das transformações químicas tanto nos conhecimentos que abrangem a química, quanto nas atividades dos químicos, tendo em vista que existem interesses no ramo da química envolvendo as suas transformações, seja para produzi-las ou evitá-las.
Diante disso, o trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade prática com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal de Cerro Largo- RS, enfatizando um experimento de Transformação Química, de uma forma simples e acessível com o uso de materiais comuns. O experimento permite ao aluno solidificar o conhecimento dos aprendizados dentro de sala de aula, incentiva a exploração dos conceitos de maneira profunda, assim desenvolvendo habilidades através da prática, mediação e observação, visto as informações sobre os conceitos de forma eficaz.
A escolha da temática se faz necessária porque é um conteúdo proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da grade curricular da escola, como a parte introdutória será apresentado os conceitos das transformações químicas, para que o aluno consiga distinguir e realizar o experimento que lhe será proposto. Para os alunos do 6º ano, é importante estudar transformações químicas, pois os mesmos estão numa etapa que estão desenvolvendo conceitos fundamentais da matéria. Para o professor permite fazer a mediação e questionamentos que auxiliarão no diagnóstico de como os alunos estão interpretando e entendendo o conteúdo que lhe foi proposto, além de interagir tornando a aula mais dinâmica e participativa
Portanto, esse resumo busca propor uma atividade prática sobre a identificação e ocorrência de transformação química, com o uso de materiais presentes na realidade em que o aluno está inserido, bem como enfatizar a importância desses fenômenos em nosso cotidiano e propor aos alunos novas descobertas e habilidades para que desenvolvem seu conhecimento científico.