“A LÍNGUA DO P”, DE CLARICE LISPECTOR:

UMA VISÃO ACERCA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

  • Thacyla Eloiza da Veiga Peronio UFFS
  • Denise Inês Inês Kotz
  • Veridiana Oliva Martins Gottems
  • Demétrio Alves Paz
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica, Letramento literário, Clarice Lispector., Conto, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência dos residentes Thácyla Peronio e Denise Inês Kotz , em uma escola de educação básica em Cerro Largo - RS, durante o desenvolvimento das atividades práticas do Programa de Residência Pedagógica. Para atingir esse objetivo, apresenta-se a metodologia de letramento literário proposto por Rildo Cosson, a qual incorpora quatro etapas durante o processo: motivação, apresentação, leitura e interpretação. No plano, utilizamos o conto “A língua do P”, de Clarice Lispector, o objetivo foi estimular a reflexão sobre como a cultura patriarcal, profundamente enraizada na nossa sociedade, molda a percepção da violência, também expondo suas opiniões acerca do gênero conto. Ademais, a escolha deste conteúdo, se deu pelo reconhecimento da importância do gosto dos alunos por trabalhar com conto em sala de aula. Ler é essencial, por meio da leitura de contos, podemos examinar valores, conhecimentos e inferir informações tanto de nosso dia a dia como de tempos passados. Destacamos a contribuição da metodologia aplicada na melhoria do desempenho dos alunos, que se tornam mais ativos no próprio processo de aprendizagem. Reiteramos a importância que o programa da Capes tem para a formação profissional docente, fornecendo oportunidades para fortalecer a preparação prática, aplicação de conhecimentos teóricos na Educação Básica e experiência junto às redes públicas de ensino. O programa desempenha um papel significativo no desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos participantes.

 

Publicado
19-02-2024