Residência Pedagógica em Geografia

relato e reflexões.

  • Vanessa Santos do Nascimento UFFS
  • Raphaela Toledo Desidério

Resumo

Durante um ano participando do Programa Residência Pedagógica - PRP, foi inevitável a reflexão sobre a difícil tarefa de se trabalhar com alunos da classe trabalhadora em uma universidade que tem como marcador histórico a luta do povo, com sua origem popular. Sabemos que os cursos de licenciatura da UFFS de Erechim são no turno da noite, o que “libera” os outros dois turnos (manhã e tarde) para que os estudantes possam trabalhar, já que o auxílio da universidade muita vezes não supre ou mesmo desenquadra certos alunos, como exemplo daqueles (caso da autora) que já possuem uma formação de ensino superior. Esses não têm o direito de solicitar auxílio econômico, levando-os a pensar que hoje no “Brasil da fome”, um título de graduação é o suficiente para que tenhamos um emprego bom, com salário digno referente aos anos que você se dedicou e que o governo investiu no curso superior. Pensar e criar uma resolução com base nessa lógica é no mínimo equivocada. Nesse sentido, este relato vem com a proposta de compartilhar com os leitores a realidade de uma estudante, mãe, trabalhadora, natural de outro estado, para que possamos refletir e buscar caminhos para que o programa possa continuar contribuindo e auxiliando os estudantes do mesmo perfil, só que de maneira saudável e aos mesmo tempo produtiva. É importante que se saiba que para além do sonho de ser professora de Geografia, a autora veio em busca de melhorias na condição de vida junto a sua filha que na época tinha apenas dois anos de idade. Quando atravessou o Brasil de ônibus junto com sua mãe que teve na UFFS o apoio intelectual e financeiro, através de bolsas de programas como o PRP. Por isso, falar desse Programa é instantaneamente falar sobre a sua importância para a permanência dos estudantes de graduação nas universidades públicas, já que a bolsa no valor atual de 700 reais mensais, passa a ser um complemento financeiro para a sobrevivência desses alunos (as). Sabemos que a finalidade do PRP é a de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores e professoras da educação básica nos cursos de licenciatura, e que seus objetivos estão atrelados também ao estabelecimento da co responsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores, além de valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional e induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula (CAPES, 2023).

 

Publicado
19-02-2024