PROJETO BRINCADEIRAS AFRICANAS:

MEMÓRIA, ORALIDADE E ANCESTRALIDADE NA AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES AFRO-BRASILEIRAS

  • JEFFERSON XAVIER FREIRE DA COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
  • Lázaro César da Silva
  • Roseane Maria de Amorim
  • Alba Cleide Calado Wanderley
Palavras-chave: Afrocentricidade, ludicidade, afrodescendente, brincadeiras, africanas, afro-brasileiras, identidades, infantil, desenvolvimento

Resumo

O Projeto Brincadeiras Africanas: memória, oralidade e ancestralidade na afirmação das identidades afro-brasileiras é vinculado às ações da extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I - João Pessoa. O seu objetivo é apresentar brincadeiras, jogos e histórias africanas e afro-brasileiras através da abordagem da afrocentricidade como elemento de construção da identidade infantil desenvolvidas no Centro de Educação e Brinquedoteca (CE/UFPB). O projeto privilegia uma formação mais tolerante e antirracista no universo infantil de maneira lúdica, capaz de auxiliar no desenvolvimento integral, seja de sujeitos afrodescendentes ou não. Ancorado na abordagem da afrocentricidade (Asante,2022), identidades na pós-modernidade (Hall,2006), identidades negras e afrodescendentes (Munanga,2004), nos estudos de ludicidade (Luckesi,2022) e resgate da ancestralidade através de brincadeiras (Cunha,2016) é que este relato de experiência é desenvolvido. Essas teorias dão conta do desenvolvimento e afirmação da identidade infantil de maneira lúdica, resgatando assim, a ancestralidade e o protagonismo de seus participantes. 

Publicado
19-02-2024