POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENSINO DE INGLÊS NOS ANOS INICIAIS:

UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS

  • Luiz Fernando de Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mailce Borges Mota
  • Germán Zárate-Sández
Palavras-chave: Políticas Públicas, Inglês, Anos Iniciais

Resumo

Sabe-se que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não inclui os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) em suas diretrizes curriculares de inglês. Tal fato interfere diretamente na formação de professores e na inclusão das turmas no Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Desdobramentos recentes nas políticas públicas têm mostrado mudanças que podem influenciar na melhora desse cenário. O objetivo do presente estudo foi investigar as implicações do Parecer CNE/CEB nº 2/2020, de 09/07/2020, o PL 1.302/2015 e o PL 2.617/2023 para o ensino de inglês nos anos iniciais na rede pública. O método consistiu em realizar uma análise qualitativa dos referidos documentos. Os resultados preliminares da análise mostram que o ensino para crianças, principalmente de escolas públicas, pode ser beneficiado com os projetos de lei em questão. Os resultados desta pesquisa também podem ter implicações positivas para o debate acerca do ensino de inglês nos anos iniciais, visto que nem todos os projetos apresentados foram homologados ou aprovados.

Publicado
06-02-2024