DIVERSIDADE METODOLÓGICA

UTILIZAÇÃO DE MATERIAL ALTERNATIVO NA ELABORAÇÃO DE UMA CÉLULA.

  • João Pedro Dornelas UFFS Realeza
  • Izabel Aparecida Soares Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gilza Maria de Souza-Franco Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vanessa Silva Retuci Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Metodologia, Citologia, Modelos didáticos, Biscuit, Experiência

Resumo

Diversidade Metodológica: Utilização de Material Alternativo na Elaboração de uma Célula" discute uma experiência realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas e Química participaram de uma oficina pedagógica na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza-PR. Durante a oficina, os participantes utilizaram moldes celulares para criar modelos didáticos de células em biscuit, com o intuito de auxiliar no ensino de citologia para o ensino fundamental e médio. A metodologia adotada proporcionou uma abordagem inovadora ao ensino, incentivando a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. Os modelos criados foram trabalhados com diferentes materiais, indo além do biscuit, demonstrando a versatilidade da metodologia. A oficina promoveu a associação entre conceitos teóricos e práticos, permitindo a aplicação em diversos conteúdos relacionados. Os resultados indicam que a oficina foi integrativa, agregando conhecimento aos participantes e proporcionando uma forma envolvente de ensino. Além disso, a metodologia de baixo custo apresenta vantagens significativas para instituições com recursos limitados. A criação desses modelos didáticos adaptáveis a diferentes contextos contribui para a ampliação das possibilidades de ensino em citologia, ultrapassando as limitações das explanações verbais e esquematizações tradicionais em lousa. A abordagem adotada neste estudo representa uma valiosa alternativa para o ensino interativo e participativo nas escolas.

Publicado
05-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência