ESCRITA DE SI COMO RECURSO DIDÁTICO.
MEMÓRIA E AUTOBIOGRAFIA
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma narrativa de memórias experienciais do estágio de residência pedagógica, vivenciado com aprendizes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública, situada na região sudoeste do Paraná, a partir do conteúdo: gênero autobiografia, escrita de si e memória. A regência foi realizada no período noturno, durante aproximadamente oito horas-aulas, distribuídas em quatro encontros. A metodologia deste relato de experiência escrito na forma de narrativa está embasada num estudo descritivo e interpretativo, portanto de caráter qualitativo (Bortoni-Ricardo, 2008), e, fundamenta-se teoricamente numa concepção de língua(gem) de vertente sociointeracionista e dialética (Volóchinov, 2017). A didática é o instrumento que conecta o aprendizado ao ensino. Assim, posso concluir que as aprendizes realizaram o percurso da aprendizagem ao usarem suas experiências e conhecimentos para produzirem expressões de si, exorcizando seus demônios, curando suas feridas.