PRÁTICAS DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GÊNERO FANFICTION:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID.
Resumo
Apresenta-se, neste trabalho, o recorte de uma vivência na formação inicial docente, por meio de estudos realizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Núcleo de Língua Portuguesa - NLP, Edital Capes n. 2/2020 (BRASIL, 2020). Trata-se de um relato de experiência de estudo sobre fanfictions e as práticas de escrita, resultante da realização de uma Oficina de Língua Portuguesa, direcionada ao 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual João Paulo II. A ação é realizada por acadêmicos do Curso de Letras – Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Realeza, PR. A pergunta que orienta a investigação questiona em que medida o estudo desse gênero discursivo pode ser considerado uma oportunidade profícua de formação inicial e continuada de professores participantes do PIBID/UFFS/NLP, propiciando a reflexão crítica sobre o fazer docente em práticas de escrita no âmbito dos estudos da língua(gem) e dos multiletramentos. Objetiva-se, com efeito, apresentar o relato, a fim de responder à questão problematizadora, por meio da geração de dados decorrente da Oficina, implementada no período de outubro a novembro de 2021. O relato de experiência justifica-se, primeiro, porque é uma das ações planejadas para implementação no PIBID/UFFS/NLP. Segundo, porque a reflexão sobre esse percurso metodológico torna-se um momento fecundo de análise da práxis docente. Terceiro, é um estudo relevante, principalmente, porque Programas de formação, como o PIBID, garantem o processo formativo inicial de qualidade a acadêmicos de licenciatura, bem como de formação continuada aos docentes da Educação Básica. A metodologia deste estudo tem natureza teórico-prática, caráter etnográfico, com abordagem qualitativo-interpretativa das informações, fins explicativos e geração de dados por documentação direta: extensiva (questionários e formulários) e intensiva (observação e interação nas aulas práticas); e indireta: com investigação bibliográfica e em documentos oficiais parametrizadores. O método de análise e de interpretação dos elementos é dialético, com procedimentos técnicos de âmbito histórico, comparativo e monográfico (pesquisa-ação). A contribuição alcançada é a de que, por meio de todo o processo formativo, é possível criar oportunidade de ensino e de aprendizagem significativos para o crescimento profissional e humano dos participantes.