DO MÉTODO IDEAL À ERA PÓS-MÉTODO:

PROPOSTA DE UMA UNIDADE DIDÁTICA DE LÍNGUA INGLESA PARA O ENSINO MÉDIO

  • Alan Geraldo Ank Vasconcelos Batista Universidade Federal de São João del-Rei
  • Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
Palavras-chave: métodos e abordagens, língua inglesa, ensino-aprendizagem, pós-método, unidade didática

Resumo

O presente trabalho visa à proposta de uma unidade didática composta em quatro planos de aula para o ensino de língua inglesa, seguindo as concepções do pós-método (Kumaravadivelu, 1994, 2001, 2006), no contexto de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio de um Instituto Federal no interior de Minas Gerais. Nesse sentido, com o objetivo de compreender o contexto de ensino-aprendizagem de ambos os grupos, foram observadas oito aulas presenciais para discentes que apresentavam níveis A1 e A2 de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (Council of Europe, 2023). O acompanhamento dessas aulas foi fundamental, uma vez que, como defendido por Kumaravadivelu (2006), é de suma importância considerar os três pilares do pós-método: a particularidade, a praticidade e a possibilidade. Além disso, serviram de base para a elaboração deste trabalho referências teóricas sobre a conceitualização de terminologias do ensino de língua estrangeira delineadas por Anthony (1963), Richards e Rodgers (1986) e Brown (2001), bem como métodos e abordagens caracterizados por pesquisadores da área, como Larsen-Freeman (2008), Oliveira (2014), e Prabhu (1990). O processo de refletir e analisar como o ensino e a aprendizagem ocorrem no contexto escolar foi bastante produtivo, haja visto que permitiu entender as possibilidades e particularidades para o desenvolvimento de dinâmicas educacionais à luz do pós-método, mesmo diante das limitações impostas pelos contextos sociais e pela pouca quantidade de oportunidades que os discentes têm de contato com a língua inglesa no contexto escolar semanalmente.

Publicado
14-02-2024