O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Maiara Schonhorst UFFS-Chapecó
  • Solange Maria Alves UFFS-Chapecó
Palavras-chave: Desenvolvimento humano e educação, Educação de tempo integral, Sujeito integral, Educação Integral

Resumo

Este estudo, em andamento, é parte do projeto de pesquisa “Desenvolvimento Humano e educação na perspectiva histórico-cultural”, filiado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski-GEPEVI da UFFS Campus Chapecó- Santa Catarina. Tem como objetivo analisar as propostas pedagógicas de duas escolas, uma do Oeste catarinense e outra do Meio-oeste catarinense, para, assim, compreender a seguinte questão de pesquisa: Que concepção de educação integral e de tempo integral orienta as políticas curriculares no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, situadas entre meio oeste e oeste catarinense? Partindo desse problema as questões que surgem são: Que concepções de educação de tempo integral e educação integral nos orientam neste estudo? O que dizem os documentos curriculares ou as propostas curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental das experiências em estudo, sobre educação integral e tempo integral? Em termos teóricos e metodológicos orienta-se pelos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural que é o suporte teórico desta pesquisa. Em termos procedimentais far-se-á uso da estratégia de análise de conteúdo de Minayo (2011). Espera-se, com essa pesquisa, conhecer as propostas pedagógicas das escolas em tempo integral, bem como analisá-las à luz da teoria histórico-cultural.

Publicado
06-02-2024