As vozes e a ausência de voz

as perspectivas narrativas nas obras O silêncio e Passagens, de Teolinda Gersão

  • Danieli Tais Schunemann Universidade Federal de Santa Maria
  • Raquel Trentin Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Perspectiva Narrativa, Identidade Sociocultural, Teolinda Gersão

Resumo

Na literatura pós-moderna, bem como na contemporaneidade, ampliou-se o conceito da perspectiva narrativa, não mais a entendendo como uma visão restrita ao narrador, mas associando-a a uma conjunção de vozes – cada uma delas perpassada pela sua bagagem social e cultural. Nesse sentido, as obras de Teolinda Gersão são significativas, pois em O silêncio encontramos a personagem Lavínia, uma russa que se recusa a aprender a língua portuguesa e que já se esqueceu de sua língua materna, tornando-se incomunicável; enquanto isso, a filha de Lavínia, Lídia, usa o poder da palavra para tecer redes nas quais prende os demais personagens e o próprio leitor. Por outro lado, na narrativa de Passagens, são várias as personagens que tomam a frente, contando a sua versão da história, em monólogos bastante próximos à teatralidade.

Os estudos das obras de Teolinda Gersão pretendem responder à pergunta: De que forma as perspectivas narrativas das personagens femininas encontradas nas obras O silêncio e Passagens, de Teolinda Gersão, representam sua identidade sociocultural? Visto que a ausência de voz de uma das protagonistas de O silêncio e a polifonia de vozes presente em Passagens têm significados mais profundos e, também, considerando que a perspectiva de um indivíduo implica a totalidade de seus conhecimentos e intenções (Nünning, 2001), o estudo tem o objetivo de investigar as perspectivas narrativas das personagens femininas apresentadas nas obras de Teolinda Gersão, buscando entender a forma como esses pontos de vista revelam ou impactam a identidade sociocultural dessas personagens.

A pesquisa será direcionada essencialmente pelas teorias narrativas de Ansgar Nünning (2001) e de Manfred Jahn (1999), focalizando a questão dos jogos que personagens e narradores das obras de Gersão estabelecem com o leitor. Também, fundamenta-se nas teorias de gênero, sobretudo na obra Pensamento Feminista: conceitos fundamentais (2019), organizada por Heloisa Buarque de Holanda. Essa associação das obras e teorias é possível, uma vez que, por exemplo, a ausência da voz de Lavínia deixa para o leitor a interpretação de seus gestos, e que a perspectiva teatral de Passagens conversa diretamente com o leitor, levando-o a descobrir sentimentos de empatia (o conceito grego do pathos, estabelecido pelo filósofo Aristóteles). Ainda, levando-se em consideração o fato de que, para Reis (2006), toda obra literária exprime uma posição política e social, sobretudo através das perspectivas das personagens, há uma relevância sociocultural no estudo do tipo de produção literária concebida por Gersão.

Publicado
03-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Artigo de Pesquisa