A LITERATURA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DA OBRA CUENTOS DE LA SELVA EM CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Resumo
Este relato tem como objetivo expor nossa experiência didático-metodológica sobre a utilização de textos literários como ponto de partida para discussões nas aulas dos cursos de Conversação em língua espanhola ministradas por meio do Centro de ensino línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (Celuffs) - Campus de Realeza, PR.
O Celuffs é um programa de extensão que possui como objetivo oferecer cursos de idiomas (tanto línguas estrangeiras como adicionais) de forma totalmente gratuita a toda comunidade. Além disso, o Centro de línguas também visa contribuir para a melhora na formação de professores de idiomas por meio do exercício da prática docente, visto que os ministrantes dos cursos são os próprios alunos da graduação de licenciatura em Letras- Português e Espanhol da Universidade, supervisionados pelos coordenadores do programa.
Após o contexto pandêmico, com a volta das aulas presenciais, surgiu a iniciativa de oferecer cursos de conversação em língua espanhola voltados para os próprios estudantes do curso de Letras, mais especificamente os integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de espanhol, como forma de suprir a necessidade de um maior contato destes acadêmicos com o idioma. Levando em consideração este público-alvo, preconizamos que, nestes cursos, fossem abordados aspectos culturais dos países hispanohablantes, principalmente dos países da região do Río de la Plata[1], que fazem fronteira com a região onde está localizada a universidade, como forma de promover debates mais contextualizados com a realidade dos estudantes. Com este objetivo, utilizamos da literatura criada nesta região de fronteira nas aulas para promover a prática linguística-discursiva em língua espanhola.
A obra escolhida para fomentar os debates foi “Cuentos de la Selva”, escrita pelo autor uruguaio Horácio Quiroga. O intuito era trabalhar questões linguísticas e extralinguísticas a fim de instigar os alunos a praticarem a pronúncia em língua espanhola, para ampliar seu repertório linguístico, bem como auxiliar sua formação acadêmica, tendo em vista que eram estudantes do curso de letras e membros do Programa Residência Pedagógica.
[1] Região que engloba a Argentina, Paraguai e Uruguai, países banhados pelo “Río de la Plata”.