PERCURSO FORMATIVO NO PIBID:RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁXIS DOCENTE EM OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO.

  • Gabriel Leal Santos
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul - Realeza
Palavras-chave: PIBID;, Formação Inicial de Docentes;, Multiletramentos;, Relato de Experiência;, Prática Docente;

Resumo

Neste estudo, tenciona-se retratar uma vivência didático-pedagógica e refletir sobre a formação de professores vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Núcleo de Língua Portuguesa (LP), Edital CAPES n. 02/2020 (Brasil, 2020),  por meio de um relato de experiência de acadêmicos do Curso de Letras – Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza, PR.  O recorte temático delimita-se no desenvolvimento de atividades direcionadas à Educação Básica - EB, com foco no 2º Ano do Ensino Médio (EM), do Colégio Estadual Doze de Novembro. A questão que norteia o caminho desta experiência pergunta em que medida a prática vivenciada pelos participantes do PIBID/UFFS/NLP, Campus Realeza, PR, no decorrer das ações do Programa, pode ser considerada uma oportunidade profícua de formação inicial e continuada de professores, propiciando a reflexão crítica sobre o fazer docente no âmbito dos estudos da língua(gem) e dos multiletramentos. Logo, o objetivo geral desta proposta é apresentar o relato de experiência, a fim de responder à questão problematizadora. O relato de experiência justifica-se, primeiro, porque é uma das ações planejadas para implementação no PIBID/UFFS/NLP; segundo, porque a reflexão sobre todo esse percurso metodológico torna-se um momento fecundo de análise da práxis docente, seja ela no âmbito da formação inicial ou da formação continuada e permanente de professores; terceiro, é um estudo relevante, principalmente, porque Programas de formação, como o PIBID, garantem o processo formativo inicial de qualidade a acadêmicos de licenciatura, bem como de formação continuada aos docentes da EB. A metodologia apresenta natureza teórico-prática, caráter etnográfico, com abordagem qualitativa das informações (documentação indireta: bibliografia e documentos oficiais parametrizadores; documentação direta: extensiva [questionários e formulários] e intensiva [observação e interação nas aulas práticas]), com fins explicativos. O método de análise e de interpretação dos dados é dialético, com procedimentos técnicos de âmbito histórico, comparativo e monográfico (pesquisa-ação). Como resultados, em resposta ao objetivo geral proposto, entende-se que a prática vivenciada pelos participantes no decorrer das ações implementadas pelo PIBID/UFFS/NLP pode ser considerada um momento constitutivo profícuo, propiciando a reflexão crítica sobre o fazer docente, uma vez que promove a formação inicial (pibidianos) e continuada (professores) da área da linguagem e dos multiletramentos.

Publicado
13-02-2024