O ACESSO LEXICAL NA ALFABETIZAÇÃO

  • Francine Cristine Garghetti Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Claudia Finger-Kratochvil
Palavras-chave: Acesso lexical, Leitura, ALfabetização, Rota lexical, Rota fonológica

Resumo

A leitura se tornou imprescindível para o ser humano, pois permite participar da maioria das atividades cotidianas e de exercer plenamente sua cidadania. A habilidade de reconhecer uma cadeia de letras e resgatar seu significado é fascinante, mas precisa de instrução e de anos de prática. Objetiva-se neste trabalho refletir sobre os processos de reconhecimento visual da palavra e de acesso lexical na fase de aprendizagem da leitura, ou seja, no momento da alfabetização. São descritas etapas e integrados estudos da Psicologia Cognitiva e da Psicolinguística, para contribuir no conhecimento sobre os processos que envolvem a leitura e sobre como estimulá-la da melhor forma. Realizou-se uma revisão de literatura da produção científica buscando reunir elementos para possibilitar reflexão sobre os processos de reconhecimento visual da palavra e de acesso lexical na fase inicial da aprendizagem da leitura. O reconhecimento visual da palavra e o acesso lexical durante a leitura é um processo complexo que depende do processamento em diferentes níveis da cognição. A ciência da leitura tem mostrado quais os mecanismos envolvidos e como estimulá-los para atingir uma leitura hábil, algumas citadas nesse trabalho (acesso lexical, consciência fonológica e conhecimento das letras), que podem ser ensinadas e treinadas por meio de um ensino mediado por um(a) professor(a) conhecedor(a) da estrutura do seu código linguístico. As pesquisas também apontam que a diferença entre um leitor mediano e proficiente está no tamanho do vocabulário, e refinamento da qualidade lexical, que se adquire ao longo da alfabetização.

Publicado
10-02-2024