PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ÂMBITO ACADÊMICO-UNIVERSITÁRIO

  • Keslin Corrêa dos Santos Galarça Universidade Federal Da Fronteira Sul
  • Roberta Kolling Escalante Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Extensão, Gêneros Discursivos, Língua Espanhola

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência baseado em um curso de extensão sobre gêneros discursivos de língua espanhola no âmbito acadêmico-universitário. O curso teve como objetivo ampliar o letramento acadêmico em língua espanhola, apresentando uma diversidade cotidiana de textos, que podem gerar dúvidas e problematizações, no que tange à compreensão e produção na língua estrangeira, propiciando a relação entre sentido, identidade, poder e autoridade que apresentam os gêneros discursivos acadêmico-universitários em distintas áreas de conhecimento. Os participantes do curso enfrentaram desafios significativos ao lidar com gêneros como monografia, tese e relatório, especialmente os estudantes de graduação que nunca haviam tido contato prévio com essas formas de escrita. O trabalho apresenta uma metodologia baseada em observações de aulas de língua espanhola e um referencial teórico que destaca a importância dos gêneros do discurso na produção acadêmica.

Biografia do Autor

Roberta Kolling Escalante, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Professora de Língua Espanhola, Linguística Aplicada e Estágio Supervisionado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo-RS. Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Possui Especialização em Leitura e Produção Textual (2005) e Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel -( 2003). Atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua estrangeira (espanhol), formação docente e fundamentos da educação.

Publicado
10-02-2024