Programa de Residência Pedagógica:

Relato de experiências no projeto de língua portuguesa.

  • Michele Nieradka Universidade federal da fronteira Sul
  • Taisa Perreira do Nascimento
  • Ana Angela Babaresco
  • Leidiani Da Silva Reis

Resumo

Este texto aborda o Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES) vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul. Relatando as experiências no projeto de lingua portuguesa, que tem como objetivo atender alunos do 5.º ano do ensino fundamental, com vulnerabilidades sociais, e melhorar suas habilidades na língua portuguesa. O projeto baseia-se na teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky.

A iniciativa surgiu devido ao baixo rendimento dos alunos, buscando construir o conhecimento de forma contínua, incentivando a compreensão leitora e o desenvolvimento de estratégias de leitura. A metodologia incluiu a leitura compartilhada, produções textuais progressivas e atividades lúdicas para estimular o interesse dos alunos. O projeto também se baseou no material de Costa-Hübes (2015) e na teoria sociocultural de Vygotsky.

O texto enfatiza a importância de conhecer o nível alfabético dos alunos e levar em consideração seus saberes de mundo. Paulo Freire é mencionado como defensor da educação que promove a problematização dos alunos em suas relações com o mundo.

Os resultados ainda estão em andamento, mas já demonstram melhorias no desempenho dos alunos. A proposta visa minimizar a repetência escolar, baixo rendimento e evasão, melhorando a qualidade do ensino. A conclusão ressalta a importância da relação entre linguagem e atividade no desenvolvimento cognitivo, visando formar cidadãos críticos e autônomos.

Este resumo destaca a abordagem pedagógica adotada no Programa de Residência Pedagógica para melhorar as habilidades de leitura e escrita de alunos do 5.º ano do ensino fundamental, com base em teorias de aprendizagem, estratégias de ensino e materiais específicos.

Publicado
10-02-2024