COMPREENSÕES SOBRE TEORIA E PRÁTICA NO PIBID/PEDAGOGIA - UFFS - CAMPUS ERECHIM:

PERCEPÇÕES DOS PIBIDIANOS

  • Roberto Carlos Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Denise Knorst da Silva
Palavras-chave: Iniciação à docência, Teoria e prática, Formação do Pedagogo

Resumo

O presente estudo refere-se ao PIBID do Curso de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim. O objetivo é analisar as revelações dos PIBIDIANOS sobre a iniciação à docência a partir das expectativas e práticas desenvolvidas no Programa. A problemática pode ser traduzida por: Quais as percepções dos bolsistas sobre o PIBID na sua formação docente? O estudo é de natureza qualitativa, ao centrar-se na descrição dos dados coletados a partir de aplicação de questionário aos integrantes do subprojeto PIBID/Pedagogia/Campus Erechim, Edital CAPES Nº 23/2022. A análise dos dados foi realizada com a metodologia da análise de conteúdo, sendo determinadas como categorias a priori: iniciação à docência, teoria e prática, formação do Pedagogo. A análise dos dados sugere diferentes percepções dos Pibidianos sobre a relação  teoria e prática, sendo possível agrupá-las da seguinte forma: i) entendimento sobre a sua indissociabilidade na formação como um todo, ii) a concepção sobre teoria precedendo a prática vinculada a ideia de aplicação, iii) PIBID como possibilidade de articulação entre teoria e prática.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Ribeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Professor doutor em Letras, formado pela PUCRS. Fui professor substituto na Unipampa, Campus Jaguarão. Atualmente sou professor efetivo da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Ministro as disciplinas Leitura e Produção Textual I e II, e Produção Textual Acadêmica nos cursos: Geografia, Arquitetura e Urbanismo, História, Engenharia Ambiental.

Publicado
02-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Artigo de Pesquisa