COMPREENSÕES SOBRE TEORIA E PRÁTICA NO PIBID/PEDAGOGIA - UFFS - CAMPUS ERECHIM:
PERCEPÇÕES DOS PIBIDIANOS
Resumo
O presente estudo refere-se ao PIBID do Curso de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim. O objetivo é analisar as revelações dos PIBIDIANOS sobre a iniciação à docência a partir das expectativas e práticas desenvolvidas no Programa. A problemática pode ser traduzida por: Quais as percepções dos bolsistas sobre o PIBID na sua formação docente? O estudo é de natureza qualitativa, ao centrar-se na descrição dos dados coletados a partir de aplicação de questionário aos integrantes do subprojeto PIBID/Pedagogia/Campus Erechim, Edital CAPES Nº 23/2022. A análise dos dados foi realizada com a metodologia da análise de conteúdo, sendo determinadas como categorias a priori: iniciação à docência, teoria e prática, formação do Pedagogo. A análise dos dados sugere diferentes percepções dos Pibidianos sobre a relação teoria e prática, sendo possível agrupá-las da seguinte forma: i) entendimento sobre a sua indissociabilidade na formação como um todo, ii) a concepção sobre teoria precedendo a prática vinculada a ideia de aplicação, iii) PIBID como possibilidade de articulação entre teoria e prática.