RODAS DE CONVERSA COM EGRESSOS DA LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
A epistemologia da prática tem sido dominante na qualificação docente para um viés pragmático do fazer como referência do utilitário, o que faz com que muitos egressos de licenciaturas digam "na prática é outra coisa”, ressaltando a inutilidade do conhecimento teórico na ação pedagógica. Conforme Benincá (2000, p.102), “a nossa formação acadêmica é construída a partir de fragmentos de teorias, justapostos sem crítica e sem parâmetros através dos quais possam ser avaliados, compondo uma colcha de retalhos”, daí a necessidade da consciência teórica se tornar prática, ou seja, se transformar em ação.
Este trabalho tem origem no Projeto de Extensão “Conversas com egressos de Letras Português e Espanhol: entre percursos acadêmicos e profissionais”[1], realizado no segundo semestre de 2023, com o objetivo de debater, por meio de rodas de conversa, as percepções dos egressos da licenciatura em Letras Português e Espanhol sobre sua formação docente e trajetória acadêmica no curso de graduação da UFFS campus Cerro Largo. Quais são as possibilidades de atuação do profissional de Letras? Como é a realidade daqueles que seguem o caminho na Pós-Graduação Stricto Sensu e daqueles que buscam o exercício como docentes na Educação Básica? Estas são algumas das indagações que este projeto de extensão busca problematizar.
[1] Projeto de Extensão, com apoio de bolsa de estudante, financiada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFFS.