FALSAS ETIMOLOGIAS E O CANCELAMENTO DE PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

Palavras-chave: Falsa etimologia, Etimologia histórica, Cancelamento de Palavras, Manipulação linguística

Resumo

Este artigo tem como objetivo elucidar o conceito e exemplificar as falsas etimologias que permeiam nossa sociedade, bem como sua utilização como argumento para o cancelamento de palavras com viés político e ideológico, que por vezes se infiltram até mesmo em meios acadêmicos. O objetivo é demonstrar que tais ocorrências sempre existiram culturalmente, entretanto, atualmente, essas execuções e manipulações linguísticas têm servido como ferramentas para introduzir conceitos ideológicos e políticos, tornando-se necessário um conhecimento fundamentado para combater não apenas o fenômeno do cancelamento, mas também o cancelamento de palavras. Através da consulta a dicionários etimológicos e registros literários, busca-se compreender, de uma perspectiva diacrônica, a verdadeira etimologia das palavras em seus contextos históricos, e analisar sincronicamente como essas expressões foram erroneamente reinterpretadas em nossa sociedade. Ao investigar as origens e o uso histórico de 3 palavras em especial foi possível desvendar as complexidades de seus significados e elucidar os equívocos perpetrados pelas falsas etimologias. Além disso, este artigo examina criticamente o fenômeno do cancelamento de palavras e suas implicações na sociedade brasileira. Ao destacar as formas como a linguagem é manipulada e controlada, podemos discernir as motivações ideológicas por trás da remoção seletiva de palavras do discurso. Compreender o contexto histórico e as motivações por trás desses cancelamentos é fundamental para promover o diálogo aberto e preservar a diversidade linguística e a liberdade de expressão.  

Biografia do Autor

Raul Castro Brasil Bêco Raul Castro Brasil Bêco, Uninta (Centro Universitário Inta)

Graduado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Ítalo-brasileira (UIB), Membro correspondente da ACLP (Academia Cearense de Língua Portuguesa).

Liana Libertato Lopes Carlos, Uninta (Centro Universitário Inta)

Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário INTA (UNINTA), Especialista em Ensino do Português pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Membro do conselho administrativo da Associação Norte-Nordeste de Histórias de vida e Formação (ANNHIVIF).

Edileuza Lima Freire

Professora do curso de Educação Física do Centro Universitário INTA - UNINTA. Doutoranda em Ciências da Educação. Mestre em Educação. Pós graduação em LIBRAS (UCESP) Psicopedagogia e Educação Especial (UCAM) Especialização em Atendimento e Educação de Surdos em Espaços Escolares (UFMS). Teologia. Pedagoga. Licenciada em Letras Libras.

Publicado
10-02-2024