EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS:

APLICABILIDADE DE MATERIAIS DO COTIDIANO NA ANÁLISE DE PROCESSOS FOTOQUÍMICOS

  • Guilherme Daniel Robe Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Madalena Schmitt Scheid
  • Fabieli Hertz Rhoden
  • Rosangela Inês Matos Uhmann
Palavras-chave: Experimentação, Fotoquímica, Ensino de Química, Ensino de Ciências

Resumo

O campo da fotoquímica é abrangente no contexto geral de análise de reações e transformações decorrentes da interação com a luz. “Os processos de emissão de luz estão presentes em diversos fenômenos naturais e são importantes nas interações do Homem com o meio ambiente” (Winnischofer, et all, 2010, p. 225). Nesse contexto, o seguinte relato visa descrever a prática realizada em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Educação, no qual abordamos um estudo dos processos de fluorescência e fosforescência a partir de uma contextualização teórica entrelaçada a atividade prática utilizando materiais comumente encontrados no cotidiano e, o auxílio de uma lâmpada de luz ultravioleta (UV) com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma interação entre os conceitos abordados teoricamente e, a ampliação dos conhecimentos referentes à luz, o espectro eletromagnético e ondas, além de vivenciar experiências e aplicações práticas, com contexto profissional, proporcionando um aprendizado mais dinâmico, interativo, despertando assim a curiosidade e a motivação tornando-os protagonistas do seu processo de aprendizagem. Quando se almeja trabalhar a área da fotoquímica, deve-se compreender que ela “reluta em subdividir-se em áreas exclusivas de especialização ou restringir-se a um certo tipo de composto ou abordagem teórica ou metodológica, mantendo um elevado grau de interdisciplinaridade” (Neumann, Quina, 2002, p. 34), exigindo assim, que sejam trabalhados previamente diversos conceitos da Química, Física, Biologia além de outros Componentes Curriculares (CCR), para auxiliar os alunos a compreender melhor os conceitos abordados. De maneira interdisciplinar, o estudo da Fotoquímica compreende a formação de um conhecimento amplo, mas também direcionado às reações e interações com a luz, e de que forma o desenvolvimento destes conhecimentos poderia ocorrer se não o trazendo ao cotidiano dos estudantes com experimentação. Dessa forma, se vê necessário a utilização de uma prática que torne o aluno protagonista da sua própria atividade, onde ele possa manusear, modificar variáveis, confrontar dados e informações, fazer leitura e releitura de resultados, confrontando os conhecimentos teóricos com o que está sendo executado e observado na prática.

Publicado
10-02-2024