UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM O GÊNERO PODCAST
Resumo
A instituição escolar, desempenhando seu papel formativo e social, ainda tende a privilegiar a chamada "cultura culta", e muitas vezes negligencia a formação numa concepção de multiletramentos (Rojo; Barbosa, 2015). Diante dessa problemática, é crucial reconhecer que as demandas sociais devem ser incorporadas e representadas nos currículos escolares, visando enriquecer a participação dos estudantes nas diversas culturas coexistentes. Isso implica a ampliação das práticas e experiências educacionais, o estabelecimento de critérios para a seleção de textos e produções que reflitam a diversidade e o dinamismo dos textos multissemióticos e de gêneros circulantes também em contexto digital. Dessa forma, é possível aprimorar os processos de produção e recepção, capacitando os alunos para a complexidade da comunicação contemporânea (Rojo; Barbosa, 2015). Neste relato de experiência, busca-se descrever e refletir sobre o plano de intervenção didática com o gênero podcast. Em âmbito metodológico, o relato está pautado nos pressupostos qualitativos, de base descritiva e interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008). A experiência pedagógica apresentada evidencia o desafio de materializar na era digital o ensino da língua portuguesa de vertente dialógica e interacionista. Para tanto, é apresentado um planejamento que envolve a produção de podcasts, desenvolvido com uma turma de segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública, situada no sudoeste do Paraná, a partir de atividade autoral de um grupo de residentes do núcleo de Letras, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A escolha e delimitação do tema são justificadas pela necessidade de adaptar o ensino às mudanças tecnológicas e midiáticas contemporâneas, bem como às prescrições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018). Além disso, essa prática educativa estimula a discussão sobre como as instituições educacionais, como escolas e universidades, podem colaborar para melhorar a formação de professores em sintonia com as necessidades atuais. Assim, a experiência representa um esforço para abraçar metodologias didático-pedagógicas inovadoras e críticas, preparando os alunos para enfrentarem o desafio de uma sociedade cada vez mais tecnológica e digital.