A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DA TEORIA E DA PRÁTICA

Palavras-chave: formação docente, Inclusão escolar, Política de Educação Inclusiva, Ensino de Ciências

Resumo

A presente pesquisa é um subprojeto institucionalizado na Universidade que concorreu ao Edital nº 73/GR/UFFS/2023 e que será desenvolvido em 2023 e 2024. Com o propósito de fomentar um ambiente educacional mais inclusivo, nosso estudo tem como objetivo investigar a organização e integração da formação de professores de Ciências Biológicas que estejam preparados para atuar nas escolas do Ensino Regular, com foco na perspectiva da Educação Inclusiva. A reflexão acerca da formação, tanto inicial quanto contínua, dos futuros educadores e a avaliação da relevância de abordagens metodológicas voltadas para a facilitação da aprendizagem de estudantes provenientes da Educação Especial/Inclusiva tornam-se cada vez mais pertinentes.Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica que se concentrou na análise na política de educação inclusiva, com ênfase na formação de professores da educação básica que atuam em ambientes inclusivos. O processo foi conduzido em três etapas distintas: a primeira etapa envolveu a pesquisa de descritores no site do Google Acadêmico e Scielo, a segunda etapa compreendeu a seleção dos resumos que se mostraram relevantes de acordo com os critérios estabelecidos, e a terceira etapa consistiu na análise detalhada de cada artigo selecionado, embasado pelos pressupostos de Lüdke e André (1986). A pesquisa estará centrada no período entre 2019 e 2023, sendo essa delimitação feita com base na consideração dos potenciais efeitos que a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem gerado para o tema em análise. Para dar ao presente estudo um aporte teórico e a sustentação em pesquisas anteriores, buscaremos realizar o Estado do Conhecimento, que para Morosini e Fernandes (2014, p. 155), é a “identificação, registro, categorização que levem à reflexão e síntese sobre a produção científica de uma determinada área, em um determinado espaço de tempo [...] sobre uma temática específica”. A partir de tal método, é possível investigar e interpretar contextos, problemáticas, processos ou práticas educativas. Dessa forma, um avanço importante nas pesquisas é que a visão de educação inclusiva parece estar consolidada como uma educação de qualidade para todos, em vez de estar voltada apenas para crianças com deficiência, embora seja importante reconhecer a necessidade de conhecimentos específicos em certos casos.

Biografia do Autor

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo/RS

Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijui). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia / Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). É professora na Universidade Federal da Fronteira Sul /campus Cerro Largo/RS. Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI e membro do grupo de Estudos e Pesquisas GEPETEC da UFFS de Cerro Largo/RS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais, Atendimento Educacional Especializado e Formação de Professores (inicial e continuada).

Juliana Dias Pinto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo/RS

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, contato: jd3535239@gmail.com  

Publicado
02-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Artigo de Pesquisa