A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DA TEORIA E DA PRÁTICA
Resumo
A presente pesquisa é um subprojeto institucionalizado na Universidade que concorreu ao Edital nº 73/GR/UFFS/2023 e que será desenvolvido em 2023 e 2024. Com o propósito de fomentar um ambiente educacional mais inclusivo, nosso estudo tem como objetivo investigar a organização e integração da formação de professores de Ciências Biológicas que estejam preparados para atuar nas escolas do Ensino Regular, com foco na perspectiva da Educação Inclusiva. A reflexão acerca da formação, tanto inicial quanto contínua, dos futuros educadores e a avaliação da relevância de abordagens metodológicas voltadas para a facilitação da aprendizagem de estudantes provenientes da Educação Especial/Inclusiva tornam-se cada vez mais pertinentes.Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica que se concentrou na análise na política de educação inclusiva, com ênfase na formação de professores da educação básica que atuam em ambientes inclusivos. O processo foi conduzido em três etapas distintas: a primeira etapa envolveu a pesquisa de descritores no site do Google Acadêmico e Scielo, a segunda etapa compreendeu a seleção dos resumos que se mostraram relevantes de acordo com os critérios estabelecidos, e a terceira etapa consistiu na análise detalhada de cada artigo selecionado, embasado pelos pressupostos de Lüdke e André (1986). A pesquisa estará centrada no período entre 2019 e 2023, sendo essa delimitação feita com base na consideração dos potenciais efeitos que a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem gerado para o tema em análise. Para dar ao presente estudo um aporte teórico e a sustentação em pesquisas anteriores, buscaremos realizar o Estado do Conhecimento, que para Morosini e Fernandes (2014, p. 155), é a “identificação, registro, categorização que levem à reflexão e síntese sobre a produção científica de uma determinada área, em um determinado espaço de tempo [...] sobre uma temática específica”. A partir de tal método, é possível investigar e interpretar contextos, problemáticas, processos ou práticas educativas. Dessa forma, um avanço importante nas pesquisas é que a visão de educação inclusiva parece estar consolidada como uma educação de qualidade para todos, em vez de estar voltada apenas para crianças com deficiência, embora seja importante reconhecer a necessidade de conhecimentos específicos em certos casos.