NOVO ENSINO MÉDIO E A (NÃO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES

  • Hellen Braganholo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó
  • Letícia Chaves da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó
  • Alexandre Maurício Matiello Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó
  • Dionata Luis Plens da Luz Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó
Palavras-chave: Itinerários Formativos, Novo Ensino Médio, Formação de Professores, Notório Saber, Estudantes Novo Ensino Médio

Resumo

O trabalho “Novo Ensino Médio e a (não) formação de professores na perspectiva dos estudante” busca tratar das problemáticas advindas da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no sistema educacional brasileiro, com enfoque nos problemas derivados da falta de um programa de formação dedicada aos professores licenciados para a ministração dos chamados “Itinerários Formativos”, maior destaque do programa do NEM pelo aumento de carga horária que implementa. A principal fundamentação da pesquisa deriva da análise de relatos coletados em uma Intervenção do PIBID/Sociologia na EEB Bom Pastor, escola da rede estadual situada no município de Chapecó - SC, a favor da Revogação do NEM. O objetivo é resgatar a importância da qualificação de professores por meio da formação continuada, e explicitar pontos do sistema educativo que precisam de mudanças, a partir da identificação das múltiplas problemáticas enfrentadas no cotidiano escolar moldado pelo NEM. Após investigação dos relatos e da demonstração de insuficiência das alternativas propostas pelo programa do NEM para resolução das problemáticas expostas, aponta-se o caminho da revogação como primeiro passo para uma educação mais democrática no sistema educacional brasileiro.

Publicado
09-02-2024