A IMAGEM SOCIAL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO
Resumo
O ambiente universitário é um espaço constituído de significados, símbolos e representações sociais que podem ser refletidos na memória dos docentes e discentes, exigindo uma interpretação que vai além das dimensões físicas e estrutural da universidade, pois é um espaço que pode ter outras propriedades intangíveis de significados e representações sociais como componente de ensino (Viñao; Escolano, 2001, p. 61).
Assim sendo, apresenta-se neste trabalho a pesquisa em desenvolvimento, associada ao Programa de Pesquisa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), na linha de pesquisa em Educação, Cultura e Diversidade, que tem como objetivo geral estudar acerca da representação social do professor universitário sob a ótica de licenciandos de pedagogia. São adotados como objetivos específicos: (i) delinear o perfil sociodemográfico dos licenciandos de pedagogia; (ii) identificar como a prática docente é compreendida pelos licenciados do curso de pedagogia e; (iii) analisar o núcleo central da representação social do professor universitário na perspectiva dos acadêmicos do curso de pedagogia. Vale destacar que para esse trabalho, é apresentada especificamente uma reflexão teórica acerca do assunto mencionado.
De acordo com Tardif (2002), os saberes pedagógicos são construídos a partir de teorias, pesquisas e experiências práticas, buscando fornecer diretrizes e estratégias para o trabalho dos professores. Além disso, eles são influenciados por contextos socioculturais e históricos, o que contribui para sua diversidade e complexidade. Com base nessas reflexões, emergiram os seguintes questionamentos os quais orientam o trabalho investigativo: Que representações sociais os licenciandos de pedagogia constroem do professor universitário? E como se constituem essas representações sociais?