O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURSOS DE LITERATURA

UM ESTUDO DOCUMENTAL DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UERGS.

  • Rita de Cascia de Ribeiro Sotelo Unipampa
  • Dione Andrade Olea Urcamp
  • Joanilto Villela UFSM
  • Leandro Jacques Martins São Luís
  • Mauro Ricardo Velasques Sotelo Unipampa
Palavras-chave: Formação de Professores de Literatura, Educação Básica, História e cultura Africana

Resumo

Este artigo analisa a implementação das leis 10.639/03, 11.645/08 e da Resolução CNE/CP n° 01/2004, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura africana e indígena na educação básica brasileira. Ele tenta compreender como os professores estão sendo formados nesse aspecto, com foco específico no curso de Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Essa legislação têm como objetivo promover a igualdade e valorização da diversidade étnico-cultural, no entanto, para que seja plenamente eficaz, é essencial que os educadores estejam devidamente preparados para a sua plena efetivação. Seu objetivo é avaliar como os futuros professores de literatura brasileira, formados no curso de letras da UERGS, estão sendo preparados para abordar essas temáticas em suas práticas de ensino. O estudo utiliza uma abordagem documental com análise qualitativa e quantitativa, e tem como objeto de pesquisa a grade curricular do curso, o projeto pedagógico e as ementas das disciplinas. Ele conclui destacando a necessidade de reformular a grade curricular da graduação para incluir mais conhecimentos sobre história e cultura africanas na formação inicial dos futuros professores de literatura brasileira.

 

Biografia do Autor

Joanilto Villela, UFSM

Especialista em Mídias na Educação

Leandro Jacques Martins, São Luís

Especialista em Gestão Pública

Mauro Ricardo Velasques Sotelo, Unipampa

Mestrando em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa

Publicado
02-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Artigo de Pesquisa