O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURSOS DE LITERATURA

UM ESTUDO DOCUMENTAL DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UERGS.

Autores

  • Rita de Cascia de Ribeiro Sotelo Unipampa
  • Dione Andrade Olea Urcamp
  • Joanilto Villela UFSM
  • Leandro Jacques Martins São Luís
  • Mauro Ricardo Velasques Sotelo Unipampa

Palavras-chave:

Formação de Professores de Literatura, Educação Básica, História e cultura Africana

Resumo

Este artigo analisa a implementação das leis 10.639/03, 11.645/08 e da Resolução CNE/CP n° 01/2004, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura africana e indígena na educação básica brasileira. Ele tenta compreender como os professores estão sendo formados nesse aspecto, com foco específico no curso de Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Essa legislação têm como objetivo promover a igualdade e valorização da diversidade étnico-cultural, no entanto, para que seja plenamente eficaz, é essencial que os educadores estejam devidamente preparados para a sua plena efetivação. Seu objetivo é avaliar como os futuros professores de literatura brasileira, formados no curso de letras da UERGS, estão sendo preparados para abordar essas temáticas em suas práticas de ensino. O estudo utiliza uma abordagem documental com análise qualitativa e quantitativa, e tem como objeto de pesquisa a grade curricular do curso, o projeto pedagógico e as ementas das disciplinas. Ele conclui destacando a necessidade de reformular a grade curricular da graduação para incluir mais conhecimentos sobre história e cultura africanas na formação inicial dos futuros professores de literatura brasileira.

 

Biografia do Autor

  • Joanilto Villela, UFSM

    Especialista em Mídias na Educação

  • Leandro Jacques Martins, São Luís

    Especialista em Gestão Pública

  • Mauro Ricardo Velasques Sotelo, Unipampa

    Mestrando em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa

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Publicado

02-02-2024

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Pesquisa