PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
Resumo
O presente trabalho é resultado das atividades que estão sendo desenvolvidas com as turmas da Educação Infantil e as turmas dos anos inicias do Ensino Fundamental, em uma instituição da rede pública do município de Laranjeiras do Sul - Paraná, vinculada ao Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES) do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul. Objetiva-se, a partir da perspectiva sociocognitiva e interacional de leitura, apresentar a importância da Literatura Infantil na relação com a formação de leitores, tendo como ferramenta a contação de histórias. Os procedimentos metodológicos têm como embasamento a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que visa delimitar um espaço de trabalho, levantando informações sobre um determinado campo, articulando manifestações sobre esse espaço. Para respaldar este trabalho foram selecionados alguns artigos e livros que versam sobre a temática abordada, como Nelly Novaes Coelho (1991), Regina Zilberman (2003), entre outros.