PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.

Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica, Contação de Histórias, Formação de Leitores

Resumo

O presente trabalho é resultado das atividades que estão sendo desenvolvidas com as turmas da Educação Infantil e as turmas dos anos inicias do Ensino Fundamental, em uma instituição da rede pública do município de Laranjeiras do Sul - Paraná, vinculada ao Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES) do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul. Objetiva-se, a partir da perspectiva sociocognitiva e interacional de leitura, apresentar a importância da Literatura Infantil na relação com a formação de leitores, tendo como ferramenta a contação de histórias. Os procedimentos metodológicos têm como embasamento a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que visa delimitar um espaço de trabalho, levantando informações sobre um determinado campo, articulando manifestações sobre esse espaço. Para respaldar este trabalho foram selecionados alguns artigos e livros que versam sobre a temática abordada, como Nelly Novaes Coelho (1991), Regina Zilberman (2003), entre outros.       

Biografia do Autor

Gabrielle Klein Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Pedagogia - Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Laranjeiras do Sul - PR). Membro da Linha de Pesquisa Tecnologias Cuidativo-Educacionais: Interlocuções na Saúde, Formação e Educação; Eixo Temático: Educação e Saúde Psíquica Infanto-Juvenil com cadastro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (LATICS-UFFS/UFCG), sendo um grupo interinstitucional, tendo foco atual de pesquisa no desenvolvimento de material instrucional e áudio-visual na área de Saúde Psíquica na Infância e Adolescência por meio de tecnologias cuidativo-educacionais. Também é Residente do Programa de Residência Pedagógica da UFFS (Edital 24/2022).

Isadora Klein Da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Pedagogia - Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Laranjeiras do Sul - PR). Membro da Linha de Pesquisa Tecnologias Cuidativo-Educacionais: Interlocuções na Saúde, Formação e Educação; Eixo Temático: Educação e Saúde Psíquica Infanto-Juvenil com cadastro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (LATICS-UFFS/UFCG), sendo um grupo interinstitucional, tendo foco atual de pesquisa no desenvolvimento de material instrucional e áudio-visual na área de Saúde Psíquica na Infância e Adolescência por meio de tecnologias cuidativo-educacionais. Também é Residente do Programa de Residência Pedagógica da UFFS (Edital 24/2022).

Leidiani da Silva Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul

Docente Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Docente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Educação/Teoria e Análise Linguística, atuando em pesquisas direcionadas à Educação, à Língua Brasileira de Sinais (Libras) e à Língua Portuguesa. Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (CNPq - PDJ), com pesquisa voltada à Libras em paralelo com a LSE, sob a supervisão da professora Ronice Quadros. Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Vigo (Uvigo/2019-2020), Espanha, com investigação em línguas de sinais (estratégias referenciais no corpus multilíngue Libras-LSE), financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - PDE). Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/2015-2019), na linha de pesquisa dos estudos da linguagem: descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade, com pesquisa sobre o processo referencial na Libras em paralelo com a Língua Portuguesa. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com Doutorado Sanduíche na Uvigo, Espanha, na linha de pesquisa "Modalidades visu-gestuales del lenguaje y lenguas de signos". Mestre em Letras com a pesquisa "Sondagem das anáforas não correferenciais ativadas no processo interpretativo" (Unioeste - 2012). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNINA-2022) e em Libras (UNINA - 2020). Graduada em Letras-Libras (Unioeste-UAB-2021) e Letras - Português/Italiano (Unioeste - 2008).

Publicado
09-02-2024