A Sociologia no Novo Ensino Médio (NEM):

O currículo e as consequências para o pensamento crítico com base em relatos de estudantes da EEB BOM PASTOR.

  • Júlia Samily Kich Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ariel Bolzani Franco de Sá
  • Alexandre Maurício Matiello Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dionata Luis Plens da Luz Professor na EEB BOM PASTOR
Palavras-chave: Sociologia, Pensamento crítico, Currículo, Novo Ensino Médio, Relatos

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre os desdobramentos do Novo Ensino Médio (NEM) a partir de uma amostra de relatos de estudantes da EEB Bom Pastor realizada no âmbito de uma ação ligada ao PIBID Sociologia da UFFS Campus Chapecó. Uma das grandes críticas a esta reforma do ensino consiste no excesso de carga horária no currículo, sendo uma das razões a criação de Itinerários Formativos e Disciplinas Eletivas. Ao mesmo tempo que aumentam as horas do estudante na escola, diminui-se gradativamente a carga horária de componentes historicamente importantes na formação do pensamento crítico dos jovens, sendo uma delas a Sociologia, objeto deste estudo.

Biografia do Autor

Ariel Bolzani Franco de Sá

Estudante de Ciências Sociais/ Bolsista PIBID Sociologia - campus Chapecó

Alexandre Maurício Matiello, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor do curso de Ciências Sociais e coordenador do PIBID. 

Dionata Luis Plens da Luz, Professor na EEB BOM PASTOR

Professor de Sociologia na escola EEB BOM PASTOR

Publicado
08-02-2024