A AULA DE LINGUAGEM: OLHARES TEÓRICOS E HISTÓRICOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma reflexão teórica sobre o ensino de Língua Portuguesa. Visto que passamos por diferentes modos de usar e entender a linguagem, por exemplo, utilizando-a, somente, por uma perspectiva gramatical e tecnicista, durante o início do século XX até o final dos anos 1980. Nesse contexto, é notório a necessidade de pensar em estudos que tentam, de alguma forma, progredir na aprendizagem do estudante, uma vez que somos, nós professores, responsáveis pela formação de sujeitos críticos e protagonistas de sua história. Dessa forma, busca-se recuperar o discurso da Linguística com relação às propostas de reformulação do ensino de LP nos anos 1980 e, ainda, caracterizar o atual contexto da disciplina, apresentando-se objetos de ensino e bases teóricas e metodológicas. Para dar conta dos objetivos propostos , utilizam-se, para este estudo, as perspectivas teóricas de Marcuschi (2010), Bunzen (2006) e Soares (2002), Bezerra (2010), Geraldi (1999) e Dolz e Schneuwly (2004) no que se refere a contextos históricos e teórico-metodológico, e em Mendonça (2006), no que diz respeito a um estudo mais funcional da língua. Portanto, espera-se, com esse estudo, apresentar uma discussão teórica acerca dos motivos que fundamentavam a realidade vivida em sala de aula e sua relação com as práticas atuais.