A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NA SALA DE AULA

REFLEXÕES EM TORNO DO 13 DE MAIO DE 1888 E DO PÓS ABOLIÇÃO

  • Welisson Bernardi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Renan Santos Mattos
Palavras-chave: Ensino de História, Escravidão

Resumo

Este trabalho corresponde ao esforço de sistematizar a temática da abolição da escravidão no âmbito do ensino de história tendo por referência duas experiências formativas desenvolvidas no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Erechim. A primeira diz respeito à experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual fiz parte no período de 2021 e 2022. Nesse contexto, realizou-se uma intervenção na escola com a temática do bicentenário da Independência do Brasil. Assim, a abordagem delineou-se a partir do questionamento: “Independência para quem?”. Já a segunda proposta foi a elaboração de um plano de aula apresentado para a disciplina de História do Brasil II. Elaborou-se o plano de aula com a temática voltada para a abolição da escravidão, colocando o 13 de maio de 1888 no centro das reflexões e questionamentos da prática pedagógica.

Publicado
08-02-2024