Literatura Infantil e a Prática Pedagógica

Construindo a Identidade Pessoal e Mediando Relações Étnico-culturais

  • Chaiane Maria Brum Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Maisa Paula Bolis
  • Morgana Chies
  • Natacha Vieira Lopes
  • Paola Berria
  • Sonize Lepke
Palavras-chave: Literatura Infantil, Prática Pedagógica, Programa Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho foi escrito a partir de diálogos desenvolvidos pelos orientadores e preceptores, bem como pelos residentes do Programa Residência Pedagógica (RPR), edital 24/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no núcleo do Residência Pedagógica (RP)[1], do curso de Pedagogia de Erechim (RS) em uma das escolas polo. O projeto intitulado Literatura Infantil e a Prática Pedagógica: Construindo a Identidade Pessoal e Mediando Relações Étnico-culturais, tem como objetivo geral incentivar o hábito da leitura para que a criança amplie o seu vocabulário, descubra a si mesmo, novas culturas, modos de ser, viver e pensar dos diferentes indivíduos ao seu entorno, ampliando os seus conhecimentos e potencializando a atuação na sociedade. E como objetivos específicos: a) possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de propostas lúdicas; b) reconhecer a família como parte de suas origens e relacioná-la a construção da identidade pessoal; c) identificar características de sua própria cultura e conhecer a de outras crianças (língua, culinária, costumes, músicas, danças, roupas); d) compreender a história e patrimônios culturais da cidade/comunidade que está integrado. As atividades do projeto são desenvolvidas com as crianças na escola e também, através da metodologia de educação à distância (EAD). O projeto ainda está em andamento, impossibilitando uma análise dos resultados, mas, segundo observações realizadas pelos residentes, professores e gestores escolares é possível observar que as crianças que participam das atividades promovidas no projeto, apresentaram melhora na habilidade da leitura, debatem temas diversos e em seus diálogos refletem sobre os acontecimentos da sociedade.

 

[1] O desenvolvimento das atividades e o presente trabalho foi possível a partir do financiamento das bolsas de ensino do Programa Residência Pedagógica. Nosso agradecimento a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado
08-02-2024