MOMENTOS DE ATENÇÃO INDIVIDUALIZADA ÀS CRIANÇAS E FAMÍLIAS: UMA PROPOSTA DE AÇÃO DOCENTE

  • Joce Daiane BORILLI POSSA Unochapecó
  • Kaline B. Battisti Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Regiane Renata Zeppe Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Palavras-chave: educação infantil, famílias, atenção individualizada

Resumo

TEMA: Momentos de atenção individualizada às crianças e famílias: uma proposta de ação docente

PERGUNTA DE PESQUISA: É possível proporcionar momentos é atenção individualizada às crianças e suas famílias considerando as diferentes dinâmicas que atravessam o contexto escolar diariamente?

OBJETIVO GERAL: Organizar momentos de atenção individualizada às crianças e suas famílias reforçando a importância do papel familiar no processo de aprendizagem das crianças.

JUSTIFICATIVA: A educação Infantil, na contemporaneidade, se configura num espaço sensível, questionador e desafiador. Um lugar que reflete a comunidade e as relações de seu entorno, sejam elas, através de olhares, falas, afetos, inquietações, com destaque para as relações afetivas constituintes da práxis docente. A escola da infância acolhe, todos os dias, as diversas tramas sociais que atravessam as famílias contemporâneas e acaba por assumir inúmeros papeis, além de ser um espaço educador. É possível dizer ainda que, as problemáticas que perpassam as ações nas instituições escolares consomem cada vez mais o espaço e o tempo dos educadores, dentre elas podemos citar: problemas comportamentais e relacionais, dificuldades de aprendizagem, conflitos entre docentes e discentes, etc. o que inviabiliza a qualidade dos processos educativos, bem como, a construção de uma relação positiva entre instituições escolares e famílias. Dito que outra forma, as famílias são convidadas a estarem presentes, somente quando há algo de negativo a ser dito sobre o estudante ou para resolver alguma problemática relacionada ao educando.

Mas onde ficam aquelas famílias que buscam este lugar apenas como espaço educativo? O que é feito com aquelas famílias que possuem possibilidade de resolução de suas problemáticas sem a intervenção da instituição escolar? Qual a relação afetiva estabelecida entre educação infantil e famílias? Essas e outras tantas perguntas inquietaram as educadoras do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Ciranda da Criança e emergiram na organização de uma proposta de ação docente que objetivou proporcionar momentos atenção individualizada as crianças e suas famílias, enfatizando aspectos positivos da relação familiar e sua importância na construção das aprendizagens das crianças.

O presente relato de experiência versa sobre a organização de momentos com as crianças da Educação Infantil e suas famílias em situações de acolhimento e diálogo como forma de construir novos laços afetivos e de valorização das mesmas, como contribuintes no processo de aprendizagem das crianças.

RESULTADOS: As trocas de experiências realizadas entre educadoras e famílias a respeito dos medos, angústias ou sentimentos relacionados a educação das crianças, resultaram numa nova conexão entre família e escola. As ações desenvolvidas através desta proposta, impactaram positivamente o processo vivido pelas crianças e suas famílias com relação a instituição escolar e reverberaram na constituição de importantes memorias afetivas.

Publicado
08-02-2024