O O TEATRO COMO RECURSO FACILITADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ABORDAGEM EM RESPOSTA ÀS INQUIETAÇÕES NO ENSINO DE E/LE

  • Darlan Otero Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Geni Vanderléia Moura da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Teatro, Espanhol, Aprendizagem, Metodologias, Inclusão

Resumo

Resumo

Biografia do Autor

Darlan Otero Gomes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Darlan Otero Gomes possui formação em Curso Normal - Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Osmar Poppe, da cidade de São Luiz Gonzaga. Atualmente, é graduando em Letras Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Entre 2020 e 2021, Darlan participou como bolsista CNPq, sob a orientação da professora doutora Jeize de Fátima Batista, no projeto Guarda-chuva, onde utilizou o software Estimugame para auxiliar crianças e jovens com dislexia da rede pública de ensino da cidade de Cerro Largo, RS, em seu processo de ensino-aprendizagem. Em 2023, iniciou uma nova bolsa CNPq no projeto Residência Pedagógica (PRP), orientado pelo professor doutor Démetrio Alves Paz, concluindo sua bolsa de pesquisa em 2024. Em suas atividades acadêmicas, Darlan é membro ativo do grupo NEABI - Núcleo de Ensino Afro-Brasileiro e Indígena, sob a orientação da professora doutora Bedati Aparecida Finokiet. Atualmente, está desenvolvendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob a orientação da professora doutora Geni Vanderléia Moura da Costa.Darlan está sempre disposto a aprender e a aprimorar suas habilidades em prol da educação, demonstrando um forte compromisso com seu desenvolvimento profissional e acadêmico.

Geni Vanderléia Moura da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Letras Habilitação Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Especialização em Língua e Literaturas de Língua Espanhola, Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004). Doutora em Letras. Atualmente é professora DE da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Estágio Supervisionado, Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas. A professora atua principalmente nos seguintes temas: Língua Espanhola, Literaturas Hispânicas, Gênero e Inclusão Social.

Publicado
17-06-2024