EMBELEZANDO O ESPAÇO ESCOLAR COM APRENDIZADO ARBÓRIO EM CIÊNCIAS

  • Bianca Rodrigues de Matos
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro lARGO
Palavras-chave: Plantas, Escola, Professor, PIBID

Resumo

Falar sobre a importância das árvores e vegetais em geral na escola pode ser uma tarefa difícil quando se trata de uma aula de maneira tradicional. Para tanto, a ideia é despertar o interesse dos alunos em estudar conceitos que envolvem as plantas, incluindo hábitos do dia a dia, bem como os relacionados as árvores do pátio da escola. Muitas vezes os alunos nem percebem a importância das árvores e vegetais que estão na escola, muito menos percebem os que estão presentes no no dia a dia. Isso ocorre por conta, muitas vezes de olhar um vídeo no Tik Tok sendo mais atrativo do que prestar atenção em uma aula de biologia, talvez se os professores fizessem algumas aulas fora da sala de aula, ou até trazer profissionais para conversar sobre a temática como biólogos e/ou técnicos em Agropecuária da sua cidade. Neste sentido, nos dias 12 e 19 de junho de 2023, cinco bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizaram a identificação das árvores do pátio da escola Santo Antônio de Pádua de Roque Gonzales, juntamente com a professora regente e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, no qual foi solicitado a presença do pessoal da Emater da cidade, no qual juntos fizemos a identificação das Árvores e cada bolsista ficou com um grupo de alunos. Após a identificação das árvores, cada grupo escolheu duas árvores para realizar uma breve pesquisa como o nome popular e científico, características, benefícios para os seres vivos entre outras informações. Após fazer uma breve pesquisa realizamos um mapa mental com desenhos e dados sobre a pesquisa de cada árvore, os alunos dividiram as tarefas, visto que uns desenhavam, outros pintavam, dando para ver o entusiasmo dos alunos em fazer as atividades dentro e fora da sala de aula. Além dos mapas mentais, realizamos a pintura de placas de identificação para cada árvore do pátio da escola. Portanto, a atividade despertou o interesse em realizar as tarefas dentro e fora de sala de aula onde todos os alunos prestaram atenção nas explicações e fizeram diversas perguntas e comentários, contribuindo para o aprendizado e conhecimento científico em Ensino de Ciências dos alunos.

Biografia do Autor

Bianca Rodrigues de Matos

Licencianda da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, bolsista PIBID

Publicado
24-10-2023