LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS EXISTENTES NO PÁTIO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA – ROQUE GONZALES/RS

  • Elizete Cantini Scheeren Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua
  • Rosangela Inês Matos Uhmann
Palavras-chave: Educação Ambiental, Conhecimento, Sustentabilidade

Resumo

Este resumo surgiu após a conclusão da prática que foi a de ressignificar a existência de espécies arbóreas nativas e exóticas existentes no pátio da Escola Municipal Santo Antônio de Pádua, que está vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal Fronteira Sul – Campus de Cerro Largo/RS. Esta ação foi desenvolvida em parceria com as professoras coordenadoras do PIBID: Dr. Rosangela Inês Matos Uhmann e Dr. Paula Vanessa Bervian; professora de Ciências da Natureza e supervisora do PIBID: Elizéte Cantini Scheeren; acadêmicos bolsitas do PIBID: Ana Roberta Schmidt, Bianca de Matos, Carmele Patrícia Kunst, Daniel Biesek Tonin, Maiandry dos Santos, Samara Steffens, Sara Ludvig e Thaynara Oliveira; EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), do município de Roque Gonzales/RS, na pessoa do Senhor Técnico Agropecuário, Luís Ademar Wilhelm; alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, 7º, 8º e 9º Anos (turno da manhã) e direção da referida escola. Ainda contamos com palestras ministradas por educadoras da Universidade Federal Fronteira Sul, onde enfatizaram a importância de todos desenvolverem hábitos de respeito pela biodiversidade da fauna e flora, uma vez que devemos compreender que os recursos naturais podem acabar e seu uso consciente é fundamental para não comprometer a vida das gerações futuras. A arborização nos espaços escolares proporcionam melhorias no ambiente escolar, trazendo maior conscientização a comunidade escolar sobre sua importância de preservação e conservação. Seu estudo é um instrumento importante de educação ambiental, que estimula alunos, para o conhecimento e valorização das mesmas, trazendo consciência de que ele é o principal modelador da sociedade e que a sobrevivência depende da preservação do meio em que vivem. Desta forma o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de quantificar o número de espécies arbóreas nativas e exóticas existentes no pátio da referida escola, registrando nome vulgar, família, gênero e espécie (nome científico), importância aos seres humanos, demais animais e meio ambiente. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo bibliográfica, sobre informações do objetivo do estudo. A nossa incrível descoberta botânica! Ao todo, encontramos 42 vegetais arbóreos. Porém, ao analisar com mais detalhes, percebemos que estes pertenciam a apenas 12 Famílias e 18 espécies distintas. Na sequência às árvores foram identificadas com placas com seu nome popular. Abaixo, listamos nossas descobertas, nomes comuns, científico e famílias. Esta foi uma atividade emocionante e educativa, pois aprendemos a reconhecer diferentes espécies de vegetais e a importância da diversidade presente em nosso pátio escolar. Também nos permitiu apreciar ainda mais a natureza e a sua riqueza, despertando em nós um maior interesse pela preservação do meio ambiente. E, com certeza, continuaremos explorando e aprendendo mais sobre a flora ao nosso redor. Esperamos que este trabalho tenha contribuído no processo ensino-aprendizagem, despertado a consciência ambiental, proteção e preservação do meio ambiente.

 

Publicado
23-10-2023