REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PONDERADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MEIO AMBIENTE E MATERIAIS

  • Luzilene Rito dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosangela Inês Matos Uhmann
Palavras-chave: Sustentabilidade, Educação Ambiental, Ciência dos Materiais

Resumo

A presente narrativa discorre sobre uma vivência embasada na ponderação da própria prática, a qual foi desenvolvida no Estágio Curricular Supervisionado: Química no Ensino Médio no Itinerário formativo Ciência dos Materiais, sendo estas desenvolvidas com alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. A presente prática teve como objetivo a identificação dos materiais descartados na escola, a coleta seletiva dos resíduos, a pesquisa e coleta de informações sobre os materiais mais comumente descartados inadequadamente na escola. Nesse sentido, a prática foi desenvolvida a partir de uma planificação de um projeto voltado à Semana do Meio Ambiente, o qual foi elaborado em quatro aulas, visando abordar a temática Materiais e Meio Ambiente. Durante o desenvolvimento e a proposição da atividade, foi problematizada a compreensão dos alunos acerca da produção, utilização e descarte de materiais, e como esses processos podem afetar o meio ambiente. Além disso, enfatizou-se a importância da coleta, separação e destinação adequada desses materiais, bem como a relevância do consumo consciente, a fim de reduzir a quantidade de resíduos gerados e prolongar a vida útil dos produtos, relacionando-os com o cotidiano. A ação dessa prática consistiu na designação, junto aos alunos, de uma pesquisa investigativa e escrita de um projeto, em conjunto com o Itinerário formativo de iniciação científica, além da confecção de maquetes e lixeiras para a escola. A avaliação foi realizada por meio de exposição oral e entrega das pesquisas realizadas, bem como pelo trabalho em grupo na elaboração das maquetes e lixeiras, com o objetivo de compreender a temática abordada, ou seja, como um material é produzido, utilizado e descartado, e como isso pode impactar o meio ambiente. Após a prática, observei que seria possível realizar uma modificação, a qual consistiria em levar os alunos a uma cooperativa e demonstrar o funcionamento do processo de separação dos resíduos. Muitas vezes, mesmo abordando algumas práticas relacionadas à conscientização sobre o lixo e materiais descartados de forma incorreta, ainda parece distante para os alunos. Acredito que levá-los até a cooperativa teria um impacto muito maior e agregaria ainda mais à minha prática pedagógica. Frequentemente, quando se trata de falar sobre o lixo, os alunos consideram o assunto repetitivo, pois sempre é a mesma coisa. Portanto, acredito que seria algo novo e impactante para eles.

Publicado
23-10-2023