ESTRATÉGIA DE MAPEAMENTO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE LEITURA

  • Luzilene Rito dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Márcia Santos da Silva
  • Judite Scherer Wenzel Scherer Wenzel
Palavras-chave: Leitura Interativa, Formação de Professores, Ensino de Ciências, Linguagem Científica

Resumo

Apresentamos uma experiência de leitura de um grupo de estudos de leitura interativa de Textos de Divulgação Científica (TDC). Os participantes  do grupo são licenciandos dos Cursos de Biologia, Física e  Química, Professores da Educação Básica, mestrandos do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e professores formadores da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.  O principal objetivo do grupo é promover a compreensão acerca da importância da prática da leitura para o Ensino de Ciências. No grupo são estudados os livros de TDC e são elaboradas estratégias de leitura que podem ser utilizadas no Ensino de Ciências. No presente relato apresentamos o processo de mapeamento de TDC, o qual tem sido utilizado pelo grupo. Tal mapeamento tem como base o modelo elaborado pelas autoras Ferreira e Queiroz (2011) e de modo geral contempla a identificação do Conteúdo e da Forma do texto. A parte do conteúdo se subdivide em  Análise geral (Química/Física/Biologia; Fronteiras e Temas Transversais) e Análise Específica (Temática; Abordagem e Contexto e Características da Atividade Científica/Nível de Ensino), e a parte da Forma (Estrutura, Linguagem, Recursos Textuais e Visuais). No grupo dialogamos sobre estratégias de leituras e indicamos qual o nível de ensino e/ou o público para a realizar a leitura. Apresentamos aspectos do mapeamento realizado para o  livro Os Remédios da Vovó: Mitos e Verdades da Medicina Caseira da autora Valéria Edelsztein. O livro apresenta aspectos relacionados à medicina caseira, os conselhos tradicionais passados de geração em geração pelas avós, aborda também a evolução da farmacologia ao longo da história, incluindo desde a alquimia até as drogas modernas e as curiosas histórias dos métodos e remédios naturais. A autora contextualiza o conhecimento científico com o cotidiano, corelacionando com a história da ciência médica antiga e moderna, apresentando uma visão abrangente sobre a temática. A dinâmica de estudo do livro, ocorreu em duas etapas, inicialmente cada participante recebeu os capítulos do livro para realizar a leitura e o mapeamento conforme modelo indicado por Ferreira e Queiroz (2011). A segunda etapa foi realizada no dia do encontro, no qual cada integrante socializou o seu mapeamento e em grupo, foi elaborado um mapeamento coletivo com a indicação de estratégias de leitura e de níveis de ensino que poderiam ser contemplados com o capítulo. Os conceitos químicos que mais se evidenciaram no texto: Fármacos, Substâncias Orgânicas, Reações Química (neutralização e oxirredução), Elementos Químicos; pH; Moléculas  e Funções Orgânicas; Estruturas de proteínas; Fermentação (Láctica e alcoólica) ; modelo molecular, compostos químicos,principio ativos, estrutura dos compostos,  cinética química (farmacocinética), solubilidade e reatividade e equilíbrio químico. Essa abordagem ampla nos permite compreender e apreciar a diversidade do mundo da química. Em relação à estrutura do texto, foi classificado como sendo textos curtos com títulos que instigam a curiosidade do leitor. A linguagem utilizada foi considera em sua maioria simples e contextualizada, apresentando aspectos  científicos e históricos,  usando de uma linguagem popular também através de ditos populares, estabelecendo relações interdisciplinares, apresentou analogias. Outra característica é o diálogo estabelecido com o leitor mediante questionamento no início e no decorrer do texto. Quanto aos recursos visuais e textuais, o mesmo fez uso de algumas imagens, apresentou nota de rodapé e  indicou experimento. Assim indicamos que o mapeamento é uma ferramenta eficaz para estudar e conhecer os TDC, desmembrando-os através das partes do mapeamento para uma análise crítica e direcionada. Neste sentido, o mapeamento auxilia o professor na elaboração de estratégias de leitura a qual direciona o olhar do professor a uma análise geral do conteúdo, levando em conta a forma, estrutura, linguagem e ainda os recursos visuais.O mapeamento e a interação estabelecida no grupo auxiliam os integrantes a elaborarem práticas de ensino com uso do TDC.

Publicado
23-10-2023