EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM MATERIAIS AUDIOVISUAIS

  • Elisangela Ferreira dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosangela Inês Matos Uhmann
Palavras-chave: Meio Ambiente, Ciência, Escola

Resumo

A importância da Educação Ambiental (EA) na escola é significativa e abrange diversos aspectos que beneficiam, tanto os estudantes e professores, quanto a sociedade como um todo. A EA em contexto formativo ajuda sensibilizar os alunos sobre as questões e os desafios dos problemas ambientais, em relação as mudanças climáticas, perda de biodiversidade e escassez de recursos naturais. Isso torna os cidadãos informados e com conhecimento sobre o meio ambiente através da análise de questões ambientais complexas, no qual os alunos desenvolvem habilidades focadas no pensamento crítico, pois aprendem a buscar soluções para os problemas ambientais causado pelas ações antrópicas. Para esta pesquisa foi feito uma análise qualitativa nos artigos da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) nos anos de 2018 a 2022 por meio dos descritores: “filmes comerciais, vídeos e/ou documentários”. No total foram encontrados 382 artigos na REMEA, e em uma segunda análise foram encontrados 68 artigos porque continham os descritores: filmes comerciais, vídeos e/ou documentários. E finalmente, 6 artigos foram selecionados porque citavam os nomes de filmes comerciais, vídeos e/ou documentários, nomeados por A1 ao A6, intitulados: A webquest biodiversidade elaborada a partir dos três momentos pedagógicos na perspectiva da educação ambiental crítica, Educação Ambiental como instrumento de mitigação de impactos ambientais: experiências com Programas de Educação Ambiental (PEA’s) desenvolvidos para linhas de transmissão de energia elétrica, Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco, Educação ambiental e agroecologia: uma proposta para o entrelaçar de saberes nas escolas rurais do município de Castanhal-PA, Educação ambiental crítica diante do capital materializado e perto de nós: investigação sobre a instalação de uma indústria de refrigerantes e seus impactos e conflitos socioambientais na Baixada Fluminense e Para uma educação ambiental crítica: uma análise acerca das experiências de ensino, pesquisa e extensão no CODAI da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em A1, o vídeo foi utilizado como instrumento para elucidar aos alunos o conceito de utilitarismo, uma teoria filosófica que busca compreender os fundamentos da ética e da moralidade a partir das consequências das ações. A2 explorou como as empresas de consultoria ambiental utilizam a EA para abordar os impactos ambientais do setor energético. Enquanto A3 focou na discussão da EA no currículo. E A4 apresentou os resultados de experiências educacionais de EA voltadas para a agroecologia com o objetivo de pensar projetos de EA em escolas comunitárias. O A5 incentiva discussões em sala de aula sobre conflitos socioecológicos na Baixada Fluminense. Já o objetivo do A6 foi encorajar os indivíduos a pensar criticamente sobre as causas e consequências da atual crise ambiental. Portanto, urge a necessidade de contextualizar as questões ambientais mostrando as consequências, o que exige dos alunos compreenderem as suas ações pessoais e coletivas na realidade, visto o impacto no meio ambiente. A função social dos professores não se limita, portanto, à reprodução de informação, mas à construção de conhecimento, por exemplo, centrando-se em atividades interdisciplinares que tendem a contribuir para o trabalho da EA no ensino de ciências.

Publicado
24-10-2023